:

Como explicar o tempo para Educação Infantil?

Como explicar o tempo para Educação Infantil?

Utilizar uma linguagem precisa Quando se está falando de tempo com os pequenos da educação infantil, é importante trabalhar a exatidão e a clareza. Em um primeiro momento, é melhor evitar expressões como "em breve", "logo, logo", "já, já", visto que as crianças não sabem o quanto de tempo isso significa.

Como trabalhar com o calendário na Educação Infantil?

Pergunte quem tem um calendário parecido com esse em casa e como é utilizado. Explique que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.

Como trabalhar os conceitos básicos na Educação Infantil?

Coloque bambolês no chão ou faça figuras fechadas (círculos, quadrados) no chão utilizando fita ou giz de lousa. Comece uma brincadeira e solicite às crianças que pulem dentro e fora das figuras. Explore também os conceitos de linhas e figuras geométricas (se você utilizou círculos, quadrados, retângulos).

O que é temporalidade na Educação Infantil?

A noção de temporalidade se refere às maneiras como as crianças da Educação Infantil experienciavam o tempo no cotidiano escolar. Na tessitura dessa pesquisa, utilizei como perspectiva teórico- político-epistemológico-metodológica (OLIVEIRA; SGARBI, 2008) a pesquisa no/do/com o cotidiano.

Qual a importância do calendário para alunos de educação infantil?

Na infância, um dos primeiros contatos que as crianças têm com os números acontece por meio do calendário. Trazê-lo para a sala de aula permite que elas aprendam sobre o funcionamento dos algarismos em um contexto específico.

O que é importante trabalhar na educação infantil?

A Educação infantil envolve cuidados com a saúde, o bem-estar e a segurança, mas também precisa de atividades adequadas para o estímulo do desenvolvimento intelectual da criança. Com foco no desenvolvimento integral – cognitivo, físico, social e afetivo. ... - Desenvolvimento cognitivo, físico, psíquico e motor.