:

Quais são os lemas do Grupo Rex?

Quais são os lemas do Grupo Rex?

Instruir e divertir são os lemas do Grupo Rex e do seu jornal; trata-se de interferir no debate artístico da época, em tom irônico e desabusado, por meio de atuações anticonvencionais. "AVISO: é a guerra", anuncia o primeiro número do Jornal Rex.

O que o Grupo Rex contestava?

Esse foi o caso do Grupo Rex, um conjunto formado por artistas com uma existência breve, porém emblemática. ... Assim, os artistas do Grupo Rex contestavam a comercialização de obras e o papel da arte no Brasil. Faziam isso por meio de peças, festas, exposições, palestras, manifestos e performances.

Qual o nome dos criadores do Grupo Rex?

O Grupo Rex, criado em São Paulo por Wesley Duke Lee, Nelson Leirner, Carlos Fajardo, José Resende, Frederico Nasser, entre outros, também realizou uma série de happenings, como o concebido por Wesley Duke Lee, em 1963, no João Sebastião Bar.

Qual o objetivo do grupo Rex?

Grupo Rex foi um conjunto artístico criado em São Paulo, Brasil, no final da década de 1960. Com projetos de criação coletiva, através de performances, obras públicas e a ruptura dos espaços de exposição, a abordagem do grupo estava muito ligada ao movimento da Nova Figuração e às tendências da Pop Art. ...

O que é Happening exemplos?

O termo happening é criado no fim dos anos 1950 pelo americano Allan Kaprow () para designar uma forma de arte que combina artes visuais e um teatro sui generis, sem texto nem representação. ... O happening ocorre em tempo real, como o teatro e a ópera, mas recusa as convenções artísticas.

O que ocorreu em 1963 com o grupo Fluxus?

O termo, originalmente criado para dar título a uma publicação de arte de vanguarda, passa a caracterizar uma série de performances organizadas por Maciunas na Europa, entre 1961 e 1963. São elas que estão na raiz de festivais - os Festum Fluxorum - realizados em Copenhague, Paris, Düsseldorf, Amsterdã e Nice.

Qual a diferença entre performance e a happening?

O happening (ou acontecimento) diferencia-se da performance pela fundamental participação do público, o que gera um caráter de imprevisibilidade. No que se refere à performance, ela é mais cuidadosamente elaborada e pode ou não ter a participação dos espectadores.

Quais são os tipos de happening?

Happening
  • Arquitetura.
  • Pintura.
  • Escultura - Design.
  • Literatura - Música.
  • Teatro.
  • Cinema.

Qual a importância do grupo Fluxus para arte E o que foi esse grupo?

Fluxus foi um grupo que reuniu vários artistas ao redor do mundo que se opunham a comercialização da arte, fazendo performances e organizando exposições, fazendo com que a linha que delimitava o conceito da arte produzida na época fosse apagada, confundindo e misturando todos os conceitos de movimentos artísticos( ...

Qual o objetivo do grupo Fluxus?

O movimento Fluxus pretende negar as barreiras entre os distintos campos e expressões artísticos, procurando potenciar e despoletar a criatividade latente no ser humano. ...

O que é o happening na arte?

O termo happening é criado no fim dos anos 1950 pelo americano Allan Kaprow () para designar uma forma de arte que combina artes visuais e um teatro sui generis, sem texto nem representação.

O que é performance e happening na arte?

A performance seria quando o artista apresenta uma cena em que normalmente utiliza seu corpo como suporte enquanto os espectadores observam; já no happening o público costuma participar também da ação. Etimologicamente, a palavra performance deriva do francês antigo parformance, e significa "dar forma", "fazer".

O que é happening exemplo?

O termo happening é criado no fim dos anos 1950 pelo americano Allan Kaprow () para designar uma forma de arte que combina artes visuais e um teatro sui generis, sem texto nem representação. ... O happening ocorre em tempo real, como o teatro e a ópera, mas recusa as convenções artísticas.

Qual era a intenção do grupo Fluxus?

De feitio internacional, interdisciplinar e plural do ponto de vista das artes, Fluxus mobiliza artistas na França - Ben Vautier (1935) e R. ... Trata-se de romper as barreiras entre arte e não arte, dirigindo a criação artística às coisas do mundo, seja à natureza, seja à realidade urbana, seja ao mundo da tecnologia.

O que significa Fluxus?

Fluxus ("fluxo" em latim) foi um movimento artístico de cunho libertário, caracterizado pela mescla de diferentes artes, primordialmente das artes visuais mas também da música e literatura.

Qual a influência do grupo Fluxus para a arte conceitual?

O Grupo Fluxus foi um movimento que reuniu artistas em todo o mundo e tinha como base fazer oposição à comercialização da arte. Eles trouxeram novas definições à pratica artística, dissipando os limites da arte e mesclando diversos conceitos, com grande influência do dadaísmo.

O que é Ready-made na arte?

O termo é criado por Marcel Duchamp () para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias).