:

O que é o ser e devir?

O que é o ser e devir?

A ontologia é a parte da filosofia que estuda o ser em si, independente de suas qualidades. Se o ser é visto como algo estático, permanente, o devir é a mudança, o movimento. ...

O que é o conceito de devir?

Significado de Devir substantivo masculino [Filosofia] Processo de mudanças efetivas pelas quais todo ser passa. Movimento permanente que atua como regra, sendo capaz de criar, transformar e modificar tudo o que existe; essa própria mudança.

O que é o devir Heraclitiano?

“O mundo é um eterno devir”, afirma o filósofo, querendo dizer que há uma constante mudança, imprevisível, que caracteriza a natureza. ... No entanto, as publicações atuais reúnem os fragmentos heraclitianos para publicá-los em uma obra intitulada Sobre a natureza, pois esse é o tema geral, sendo um único livro ou não.

O que é devir para Nietzsche?

Portanto, o devir-criança de Nietzsche é a recusa do que foi, do que é e do que será. É simplesmente a afirmação do vir-a-ser; isto é, do ser um outro que ainda não se sabe e que só pode se saber na própria experimentação.

O que significa devir na literatura?

O CONCEITO DE DEVIR: PACTO, DESTERRITORIALIZAÇÃO E AGENCIAMENTO. Na literatura o devir pode ser compreendido de várias maneiras. A partir da experimentação da linguagem, o devir-outro da língua, a criação de uma língua estrangeira, a partir do estilo do escritor e da fabulação.

O que é a physis o devir e a Kinésis explique?

As escolas pré-socráticas Tales de Mileto – para ele a phýsis é a água, ou melhor, a qualidade da água , o úmido. A água ou o úmido, por ser princípio de todas as coisas, é também o princípio do devir, isto é, da mudança ou do movimento (kinesis).

O que são os sofistas?

Os sofistas eram conhecidos com professores itinerantes. Eles recebiam essa denominação porque percorriam as cidades, se deslocando de um lugar para o outro, ensinando às pessoas a arte da retórica e outros artifícios argumentativos.

O que é o Logos na filosofia?

logos |lógòs| 1. [ Filosofia ] Razão ou princípio da inteligibilidade. 2. [ Filosofia ] Princípio platónico mediador entre o mundo sensível e o inteligível.

O que é o devir mulher?

A devir-mulher são as linhas de fuga que escapam pelas fissuras de uma sociedade que foi pensada pelos homens e para os homens. A mulher racha todos os modelos para abrir caminhos novos, novas subjetividades não capturadas.

O que é um conceito na perspectiva de Deleuze?

Isso porque, segundo Deleuze, um conceito pode ser definido a partir de cinco características. Em primeiro lugar não há um conceito simples, isto é, todo ele possui componentes. Um conceito é formado por uma multiplicidade de elementos.

Qual o significado da palavra do grego physis?

Por physis entende-se a substância física da qual todas as coisas eram feitas e também uma espécie de princípio interno organizador, isto é, a estrutura das coisas. O primeiro fisiólogo foi Tales de Mileto. Phisys foi para os pré-socráticos a própria realidade enquanto algo primário, fundamental e permanente.

O que eram os sofistas?

Os sofistas eram conhecidos com professores itinerantes. Eles recebiam essa denominação porque percorriam as cidades, se deslocando de um lugar para o outro, ensinando às pessoas a arte da retórica e outros artifícios argumentativos.

O que são os sofistas na filosofia?

Eles eram chamados de sofistas, termo que originalmente significaria “sábios”, mas que adquiriu o sentido de desonestidade intelectual, principalmente por conta das definições de Aristóteles e Platão. ... Aristóteles, por exemplo, definiu a sofística como "a sabedoria (sapientia) aparente mas não real”.