:

Quais são as causas da anemia falciforme?

Quais são as causas da anemia falciforme?

Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

Quem pode desenvolver anemia falciforme?

A Doença Falciforme pode ocorrer em qualquer população que tenha o gene de mutação. No caso do Brasil, devido a grande miscigenação característica do país, a doença pode acometer qualquer pessoa.

Quem tem anemia falciforme têm direito ao benefício?

Atualmente existem 03 benefícios previdenciários que podem ser solicitados ao INSS pelos portadores da doença falciforme: – Direito ao auxílio doença; – Direito a aposentadoria por incapacidade permanente; – Direito ao Benefício Assistencial (LOAS).

O que não pode comer quando se tem anemia falciforme?

Os alimentos com suplemento de ferro fazem mal aos portadores dessa patologia, pois o ferro se acumula no organismo e não é absorvido pelas células do sangue (hemoglobinas). Uma das funções das hemácias é transportar o sangue para as hemoglobinas.

Quem tem anemia falciforme é considerado PCD?

Projeto garante a portador de anemia falciforme benefícios concedidos a pessoas com deficiência. A doença falciforme poderá ser considerada deficiência para todos os efeitos legais, se o Projeto de Lei 9982/18 for aprovado pelo Congresso.

Qual expectativa de vida de quem tem anemia falciforme?

Congênita, a doença piora continuamente ao longo do tempo, reduzindo a expectativa de vida do paciente para uma média de 40 anos.

O que comer quando se tem anemia falciforme?

Alguns alimentos que devem ser consumidos de forma moderada são: carne vermelha, fígado, coração, peixes, gema de ovo, quinoa, aveia, cevada, leguminosas, frutas secas (figo, uva passa, pêssego, damasco) e ostras. Vale destacar que alguns alimentos ricos em ferro também são fontes de ácido fólico.