:

O que é hemácia falciforme?

O que é hemácia falciforme?

A anemia falciforme, também chamada de drepanocitose ou siclemia é uma doença hematológica (do sangue), hereditária, que causa destruição crônica das células vermelhas (as hemácias, ou eritrócitos) do sangue é muito comum em pessoas da raça negra.

O que acontece com as hemácias na anemia falciforme?

As hemácias falciformes contêm um tipo de hemoglobina, chamada hemoglobina S, que se cristaliza na falta de oxigênio, formando trombos que bloqueiam o fluxo de sangue, porque não têm a maleabilidade da hemácia normal. Pessoas negras são mais atingidas pela doença por fatores genéticos.

Quais as características de uma pessoa com anemia falciforme?

A anemia falciforme é uma doença genética caracterizada pela presença de glóbulos vermelhos endurecidos, em forma de foice e com pouco “tempo de vida” no sangue das pessoas acometidas.

Porque que as hemácias tem formato em foice na anemia falciforme?

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária que se manifesta quando o indivíduo recebe, de ambos os pais, o gene alterado. Na anemia falciforme, as hemácias tendem a apresentar o formato de foice, sendo também rígidas; em razão da presença da hemoglobina S.

O que ocorre com a proteína hemoglobina e com as hemácias na anemia falciforme?

Como a hemoglobina é uma proteína presente em grande quantidade nas hemácias, essa alteração da hemoglobina desencadeia uma alteração também na forma da hemácia. As hemácias de um indivíduo portador de anemia falciforme apresentam uma forma alongada e curva, como uma foice, daí o nome anemia falciforme.

O que quer dizer hemácias?

As hemácias, também chamadas glóbulos vermelhos, são células do sangue que transportam oxigênio. A contagem de hemácias determina seu número em um volume determinado de sangue e é um dos exames incluídos no , usado com frequência em avaliações de rotina da saúde de uma pessoa.

Qual é a explicação bioquímica para a presença de hemácias com formato de foice?

Na presença de pouco oxigênio, a hemoglobina sofre uma mudança conformacional e expõe essa valina, o que cria uma instabilidade termodinâmica que só se resolve com a polimerização da hemoglobina em longas fibras. Estas, por sua vez, precipitam-se no interior das hemácias, forçando-as a assumir o formato de foice.

Porque à hemácia de uma pessoa que tem anemia falciforme têm formato de foice e à hemácia Sadia à hemácia tem formato arredondado?

Ela tem, como uma de suas características principais, o fato de se cristalizar em situações em que as concentrações de oxigênio diminuem, fazendo com que as hemácias tenham suas paredes rompidas, tornando-se rígidas, alongadas, e em formato de foice.

Qual a diferença entre hemoglobina e hemácias?

A hemoglobina é uma proteína presente nas hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos do sangue. Trata-se de uma proteína globular com estrutura quaternária que apresenta quatro subunidades polipeptídicas. Cada subunidade possui ainda um elemento não polipeptídico chamado de grupo heme.

Qual é o principal achado laboratorial no hemograma de um paciente com anemia falciforme?

O diagnóstico confirmatório da doença falciforme é realizado pela detecção da HbS e da sua associação com outras frações, assim, a técnica mais eficaz é a eletroforese de hemoglobina em acetato de celulose ou em agarose, com pH variando de 8 a 9.

Como é feito o diagnóstico de anemia falciforme?

Diagnóstico: A detecção é feita através do exame eletroforese de hemoglobina. O teste do pezinho, realizado gratuitamente antes do bebê receber alta da maternidade, proporciona a detecção precoce de hemoglobinopatias, como a anemia falciforme.