:

Como é a forma correta de regência do verbo obedecer?

Como é a forma correta de regência do verbo obedecer?

O verbo obedecer é um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a presença obrigatória da preposição a: obedecer a alguém ou obedecer a alguma coisa. Obedecer indica o ato de cumprir ordens, de se submeter à vontade dos outros ou de atender a alguma coisa.

Quais são as regências que nós tivemos?

Os quatro períodos foram:
  • Regência Trina Provisória (1831)
  • Regência Trina Permanente ()
  • Regência Una de Feijó ()
  • Regência Una de Araújo Lima ()

Quem obedece obedece a algo?

Quem obedece, obedece a alguém (quem) ou algo (o quê). “O estudante obedeceu às normas escolares” (a preposição aparece novamente para dar sentido a frase que mais uma vez fica formada por: sujeito + verbo transitivo + preposição a + objeto indireto).

Como usar o verbo lembrar?

O verbo lembrar pode ser utilizado como verbo transitivo direto e indireto, tendo tanto um objeto direto como um objeto indireto como complementos verbais....Regência do verbo lembrar
  1. Lembro-me de você.
  2. Lembro-me de tudo.
  3. Lembro-me da história.
  4. Lembro-me da confusão.
  5. Lembro-me do teu pai.
  6. Lembro-me dos acontecimentos.

Quem desobedece desobedece a alguém?

OBEDECER/DESOBEDECER Ambos os verbos classificam-se como transitivos indiretos, pois quem obedece, obedece a alguém, e quem desobedece, desobedece a alguém.

Porque tem que obedecer os pais?

A razão mais importante para você obedecer aos seus pais é porque Deus mandou. Como o próprio verso diz, os nossos pais têm autoridade sobre nossa vida e devemos respeitar isso. ... Nossos pais têm a responsabilidade de nos alimentar, dar banho, cuidar e, assim, vamos crescendo.

O que a Bíblia fala sobre respeito aos pais?

O 5º Mandamento da Lei de Deus é: “Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra, que o Senhor, Teu Deus, Te dá” Êxodo, 20:12. A família é a unidade mais básica da vida. O relacionamento com nossos pais, ou mesmo a ausência deste relacionamento, afeta de maneira PROFUNDA cada um de nós.

Qual é o sujeito do verbo lembrar?

Efectivamente, o verbo lembrar, em princípio, tem características lexicais que pressupõem um sujeito com traço mais humano, muitas vezes pronominalizado (lembrar-se).

Quem simpatiza simpatiza com?

Nos sentidos de ter "Simpatia", sentir afeição ou tendência, o verbo simpatizar é Transitivo Indireto, juntamente com a preposição com: Há mulheres com quem não simpatizamos. Simpatizo muito com aquele garoto.