:

Qual é a diferença entre microcefalia e anencefalia?

Qual é a diferença entre microcefalia e anencefalia?

Embora as duas condições afetem diretamente o cérebro e o crânio do bebê, a anencefalia e microcefalia são más-formações bem distintas. Na primeira, o cérebro nem mesmo consegue ser formado adequadamente. Já na segunda, o cérebro é formado, porém é menor.

Como é uma criança com anencefalia?

Má Formação Congênita do Cérebro do Feto A anencefalia é uma malformação do sistema nervoso central em que há ausência parcial do cérebro e da calota craniana. Pode haver algum resquício do tronco cerebral funcionando, o que garante algumas funções vitais do bebê, como respiração e batimentos cardíacos.

O que é anencefalia fetal fotos?

Anencefalia é uma malformação fetal, onde o bebê não possui cérebro, calota craniana, cerebelo e meninges, que são estruturas muito importantes do sistema nervoso central, que pode levar à morte do bebê logo após o seu nascimento e em alguns raros casos, após algumas horas ou meses de vida.

Quais são os fatores de risco da anencefalia?

A anencefalia atinge principalmente os fetos caucasianos (brancos) do sexo feminino. A causa do problema é a junção de fatores genéticos e ambientais, no primeiro mês de embriogênese. Mulheres portadoras de diabetes ou que utilizam medicamentos para epilepsia têm maior risco de sofrer esse problema.

Quando o cérebro do bebê começa a se formar?

Entre as semanas 6 e 8 da gravidez: A placenta começa a se formar; O cérebro e a medula espinhal começam a se formar; Os tecidos que formarão o coração começam a bater.

Qual a consequência da anencefalia?

O feto não desenvolve o encéfalo e nem a calota craniana, e o cerebelo e a meninge são reduzidos. Em grande parte dos casos, o tecido cerebral fica exposto. Essa malformação compromete partes importantes do cérebro, que são responsáveis pela visão, audição, coordenação de movimentos e pensamento, por exemplo.