:

O que é moldeira de estoque?

O que é moldeira de estoque?

As moldeiras de estoque, como o próprio nome diz, são aquelas encontradas nas casas de artigos dentários, geralmente feitas de alumínio, podendo ser LISAS quando utiliza-se um material de moldagem que adere ao metal (godiva) ou PERFURADAS quando o material não oferece aderência (silicone) (Figura 1a e 1b).

Qual a finalidade da individualização da moldeira de estoque?

0 autor denomina este procedimento, de "individualização da moldeira de estoque", tendo como principais objetivos, uniformidade do material de moldagem, maior abrangência possível do molde, condições de confinamento ao material de moldagem e finalmente servir de referência para o posicionamento final da moldagem.

Qual moldeira para PPR?

De maneira geral, as moldagens para prótese dentossuportadas são realizadas com moldeira de estoque e alginato, devido à maior facilidade de trabalho. Sempre deve ser feita a individualização da moldeira no palato e na região de fundo de saco, como na moldagem para modelo de estudo.

Quais são os critérios a serem avaliados para selecionar a moldeira de estoque?

A moldeira deve ser bem adaptada, de modo que o contorno da moldeira se adapte ao contorno da superfície. Não deve fazer pressões excessivas sobre os tecidos. É importante que a moldeira fique centralizada em relação ao rebordo alveolar residual.

Quais os objetivos da moldagem inicial?

Objetivos da Moldagem Inicial: a) Obter a extensão total da área chapeável; b) Registro de todos os acidentes anatômicos dos arcos edentados; c) Afastamento da mucosa móvel.

Quais características que a moldeira individual deve possuir?

A moldeira individual deve conter espessura de aproximadamente 1 a 2 mm em toda a sua extensão (ASSAOKA, 2010), lisura, e manter distância de 2 a 3 mm entre a borda da moldeira e o fundo de sulco, além de desgastes nas regiões dos freios e inserções musculares, e retenções em toda a extensão da moldeira, para evitar o ...

Quais as características da moldeira individual?

Características da moldeira individual Não apresentar dificuldade de adaptação e remoção; Não causar dores na adaptação e remoção; Não interferir nos movimentos leves do lábio, bochecha e língua; Bordas devidamente acabadas e polidas.

Quanto a moldagem anatômica em PPR realizamos com qual tipo de moldeira?

PRIMEIRA: Moldagem anatômica ou preliminar, utiliza moldeira de estoque e tem a função de: cópia da conformação geral da boca. afastar a musculatura móvel. obter o molde no estado de afastamento muscular.

Como selecionar uma moldeira?

Para saber se uma moldeira é adequada ou não para o nosso paciente, ao experimentá-la devemos verificar se ela cobre todos os dentes, verificando se os últimos também estão incluídos neles, ou seja, se não estão impressionados com o material sem qualquer suporte fixo sob ele.

Qual ou quais critérios devemos analisar antes de iniciarmos as moldagens para confecção de uma prótese total?

O passo inicial para a moldagem anatômica é a seleção adequada da moldeira de estoque para desdentados totais, que deve apresentar uma menor profundidade (ser mais rasa) e apresentar, nas bordas, a anatomia semelhante ao que é encontrado na região de fundo de vestíbulo oral, com os recortes correspondentes às inserções ...

Qual a finalidade de se obter uma moldagem anatômica?

A moldagem anatômica tem o objetivo de obter a reprodução geral da área chapeável, assim como avaliar as inserções musculares, bem como verificar a necessidade de cirurgias pré - protéticas e obter o modelo de estudo, no qual observará as delimitações da área chapeável onde será confeccionada a moldeira individual ( ...

Quais os objetivos da moldagem inicial e seus sinônimos?

Moldagem preliminar Moldagem preliminar: sinônimos, moldagem de estudo, inicial, estática ou anatômica Objetivos: Cópia da conformação geral da boca e afastamento da mucosa móvel ao máximo possível, copiando a sua atividade sobre tenção.

Quais são os requisitos para a confecção da moldeira individual?

Confecção da moldeira individual Aplicar isolante no modelo anatômico; Resina acrílica ativada quimicamente: Proporção pó/líquido – 3:1; Fase plástica; Espessura de 2 a 3 mm; Posicionamento do cabo – inclinação para vestibular; Remoção de excessos e acabamento.

Quais os requisitos de uma moldeira individual superior?

Requisitos da moldeira individual: 1 Resistência, para não deformar-se ou romper-se diante dos esforços a que serão submetidas; 2 Adaptação e contorno corretos, com sua delimitação acompanhando os limites fisiológicos da área chapeável; 3 Extensão adequada, não havendo sobrextensão, que provocariam deformações dos ...

Qual o material usado para confeccionar uma moldeira individual?

Moldeira individual Podem ser utilizados também resina acrílica termopolimerizável, resina composta fotopolimerizável ou placas de poliestireno19. A moldeira apropriada deve ter características específicas como a compatibilidade ao material de moldagem, rigidez e conforto na cavidade bucal16.

Quais os materiais que são necessários para confeccionar uma moldeira individual?

permitir correta delimitação da área basal ou chapeável. permitir a confecção de moldeira individual....Materiais e instrumentos necessário para uma moldagem anatômica:
  • alginato.
  • gral espátula.
  • lecron e espátula de cera.
  • cera utilidade.
  • jogo de moldeiras.

O que é modelo de trabalho PPR?

Apesar do número crescente de reabilitações orais com implantes osseointegrados, a Prótese Parcial Removível (PPR) ainda representa um meio de reabilitação estética e funcional satisfatória para a realidade brasileira.

Como fazer um planejamento de PPR?

Ao se planejar uma PPR, o CD deve ter em mente a força mastigatória que irá incidir sobre o arco reabilitado. Quanto maior a força mastigatória, maiores esforços devem ser executados para se obter maior retenção, suporte e estabilidade da futura PPR.