:

De quem é o poema colcha de retalhos?

De quem é o poema colcha de retalhos?

Gilberto Verardo Gilberto Verardo: "Uma colcha de retalhos"

Qual o assunto do texto colcha de retalhos?

Nossa vida pode ser comparada com uma colcha de retalhos, ou seja, é feita de lembranças e vivências, que juntas, formam a nossa história.

O que quer dizer sou feita de retalhos?

Sou feita de retalhos. Pedacinhos coloridos de cada vida que passa pela minha e que vou costurando na alma. Nem sempre bonitos, nem sempre felizes, mas me acrescentam e me fazem ser quem eu sou. ... E penso que é assim mesmo que a vida se faz: de pedaços de outras gentes que vão se tornando parte da gente também.

Quem são os retalhos em uma família?

Uns retalhos são coloridos, outros mais discretos, uns frágeis, outros um pouco mais resistentes, mas algo eles tem em comum: todos são diferentes. Cada um com sua forma, cor e textura. Assim como nas relações familiares, cada retalho desempenha um papel.

Quais são os personagens principais da história a colcha de retalhos?

O livro “A Colcha de Retalhos”, da autora Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro, retrata a história da relação de um menino chamado Felipe e sua avó, que faz salgados e doces deliciosos, conta histórias maravilhosas e faz lindas peças com sua máquina de costura.

Quem são os autores do texto a colcha de retalhos?

Tudo começou na reunião de pais, em que foi apresentado o livro “A Colcha de Retalhos” dos autores Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro Silva, que contém o seguinte enredo: Recortando retalhos para fazer uma colcha os personagens vão reunindo e costurando lembranças.

O que significa o cenário a colcha de retalho?

Sendo assim, o dispositivo metodológico “Colcha de Retalhos” configura-se como possibilidade de formação, ao criar condições de abertura de voz para os sujeitos em sala de aula. ... Por essa condição, aponta para um lugar de posicionamento destes sujeitos frente a sua construção formativa.

Sou feita de retalhos quem é a autora?

Sou feita de retalhos. Pedacinhos coloridos de cada vida que passa pela minha e que vou costurando na alma.

Porque a família era uma colcha de retalho?

– Minha mãe me falou um dia, quando meu pai nos deixou, que nossa família era como uma colcha de retalhos. Cada um de nós era um retalho colorido. Para que nossa colcha fique sempre bonita precisamos usar a agulha e as linhas. ... Qualquer dia você perceberá o quanto nos cortou de sua vida e talvez seja tarde.

Qual a moral da história colcha de retalhos?

Colcha de retalhos é muito mais que um drama, é o retrato do quão real a vida pode ser, de que as escolhas feitas tem impacto em outras pessoas, que às vezes na ânsia de sacrificarmos nós mesmos para proteger alguém, acabamos fazendo o maior mal de todos: nós condenamos a uma vida de arrependimentos.

Qual a parte mais importante do livro A colcha de retalhos?

Importante é querer ser costurado aos outros retalhos e não ficar isolado. Todos unidos na procura da união e da fraternidade, cada um do seu modo, formando a grande colcha da vida em grupo. Todos pensam diferentes, sentem diferentes, agem diferentes. Aí está a riqueza da diversidade, das identidades, dos valores.

O que significa a expressão no livro colcha de retalhos?

Colcha de retalhos, a que é feita pela união de pequenas partes de diferentes tecidos. [Figurado] Diz-se de algo composto de partes dispersas: suas opiniões eram verdadeiras colchas de retalhos.

Qual é o título do livro a colcha de retalho?

A Colcha de Retalhos viagens do coração Um belo dia, quando o neto a ajudava a fazer uma nova colcha, em meio a retalhos coloridos, desenhados e cheios de história, os dois foram, juntos, reunindo e costurando lembranças. A partir desse dia, Felipe passou a compreender algo até então desconhecido: o sentido da saudade.