:

Foi a secretaria tem crase?

Foi a secretaria tem crase?

05) Quando o a estiver no singular, diante de uma palavra no plural, não ocorre crase. ... 07) Após a preposição até, é facultativo o uso da preposição a, portanto, caso haja substantivo feminino à frente, a ocorrência de crase também será facultativa. Por exemplo: "Fui até a secretaria" ou "Fui até à secretaria".

Quando usar crase em pronomes?

O uso da crase antes de pronomes possessivos é facultativo. Isso acontece porque os pronomes possessivos podem ser ou não precedidos de um artigo definido. Haverá crase se o pronome possessivo for precedido de um artigo: Eu chamei a minha mãe. Eu disse à minha mãe que você viria.

Tem crase em a sua?

06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.

Como se escreve a palavra secretaria?

O termo secretária é uma proparoxítona (se-cre-tá-ri-a), ou seja, a sílaba tônica é a antepenúltima. Por isso, a palavra é acentuada. Em contrapartida, secretaria é uma palavra paroxítona (se-cre-ta-ri-a), ou seja, a sílaba tônica é a penúltima.

Como se chama crase?

Acento grave (`) é o sinal que indica a crase (a + a = à). Para haver crase, é necessário que existam dois “aa”. O primeiro a é preposição; o segundo pode ser: 1) artigo definido (a/as):

Tem crase antes de elas?

Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

Qual é a diferença entre secretária e secretária?

Para finalizar, vale ressaltar que há um diferença entre a posição da sílaba tônica nas duas palavras. O termo secretária é uma proparoxítona (se-cre-tá-ri-a), ou seja, a sílaba tônica é a antepenúltima. ... Em contrapartida, secretaria é uma palavra paroxítona (se-cre-ta-ri-a), ou seja, a sílaba tônica é a penúltima.

Quais os tipos de crase?

Casos especiais:
  • Crase antes de casa. ...
  • Crase antes de terra. ...
  • Crase antes dos pronomes relativos. ...
  • Crase com os pronomes demonstrativos aquele (s), aquela (s), aquilo. ...
  • Crase depois da preposição até. ...
  • Crase antes do que. ...
  • há / a.

Tem crase antes de nome próprio?

A crase não deve ser empregada junto a nomes próprios. ... Quando houver um termo regente da preposição "a" antecedendo um nome próprio do tipo apontado acima o acento grave indicativo do fenômeno da crase não é admitido, exceto se houver alguma relação de proximidade como o mesmo.