:

Como é feito o exame de trompas?

Como é feito o exame de trompas?

O exame é realizado ambulatorialmente por um médico radiologista especializado, sem a necessidade de internação ou sedação. Um fino cateter flexível é inserido através do orifício externo do colo uterino e o meio de contraste é injetado através deste cateter, quando são realizadas algumas radiografias.

Como se preparar para fazer o exame de histerossalpingografia?

Não é necessária, de uma forma geral, preparação prévia. Este exame não precisa de jejum. É recomendável, no entanto, que se tenha tomado um medicamento analgésico (Ibuprofeno 600mg, por exemplo), de forma a reduzir o desconforto do exame. A altura ideal para o realizar é após a menstruação, antes da ovulação ocorrer.

Qual o contraste usado no exame de histerossalpingografia?

A Histerossalpingografia (HSG) é uma radiografia com contraste da cavidade uterina e das tubas (trompas de Falópio). Realizam-se radiografias em série, com a injeção de um contraste iodado líquido através do colo do útero, com o auxílio de um cateter fino e flexível.

Como é a dor da histerossalpingografia?

Quando o contraste é injetado é comum sentir a sensação de aquecimento. Relatos indicam dores semelhantes à da cólica menstrual, que duram até 5 minutos, em regra. Medo e ansiedade durante a realização do exame são fatores que podem aumentar a percepção de dor.

Quais as chances de engravidar após a histerossalpingografia?

Muitas mulheres contam que é possível engravidar depois desse exame, entretanto, não aconselho fazê-lo apenas para agilizar o processo, até mesmo porque existem diversos fatores que podem tornar a gravidez inviável.

Pode ter relação antes do exame de histerossalpingografia?

No dia anterior à realização da histerossalpingografia, a mulher não deve ter relações sexuais e precisa tomar 1 comprimido de laxante.

É normal sentir dor depois da histerossalpingografia?

Após o exame, a paciente pode sentir cólicas abdominais. Para reduzir sintomas incômodos, o médico pode receitar anti-inflamatórios ou analgésicos, como dipirona, escopolamina, paracetamol, entre outros. Cãibras e secreções ou leve sangramento vaginal também podem aparecer como sintomas pós-exame.

Como interpretar um exame de histerossalpingografia?

Resultados da Histerossalpingografia Muitas vezes, o contraste mostra que as tubas estão abertas, porém as mesmas podem estar dilatadas ou tracionadas para cima, denunciando que pode haver alteração de sua função, embora esteja passando o contraste para a cavidade abdominal.

Porque histerossalpingografia dói?

Por que a histerossalpingografia dói? A dor da histerossalpingografia está mais relacionada à injeção do contraste. Muitas vezes a mulher pode ficar tensa com o exame e contrair a musculatura do canal vaginal e períneo, diminuindo o diâmetro, dificultando a passagem do cateter e da agulha utilizados no procedimento.

Quem engravidou depois de fazer a histerossalpingografia?

Leitora do Trocando Fraldas, Jann agora a espera de uma princesa, conta como conseguiu engravidar após uma histerossalpingografia. Como ela descobriu a gravidez após pouco tempo de ter realizado o exame!

Quais a reação depois de fazer o exame histerossalpingografia?

Após o exame, a paciente pode sentir cólicas abdominais. Para reduzir sintomas incômodos, o médico pode receitar anti-inflamatórios ou analgésicos, como dipirona, escopolamina, paracetamol, entre outros. Cãibras e secreções ou leve sangramento vaginal também podem aparecer como sintomas pós-exame.

Como saber se as trompas estão obstruidas?

Segundo Ueno, a obstrução das trompas é considerada uma causa mecânica da infertilidade feminina. - Estando obstruída, a trompa não conseguirá conduzir o óvulo do ovário até o útero, impedindo a fecundação e a gravidez - explica.