:

O que é selamento de bordo?

O que é selamento de bordo?

O selamento ou fecho ou vedamento periférico tem por finalidade proporcionar uma relação íntima da borda da moldeira com o fundo de vestíbulo, impedindo a passagem de ar entre a base da prótese e a mucosa8,12,14.

Qual a diferença de vedamento periférico e moldagem funcional propriamente dita?

A moldagem funcional deve ser dividida em duas fases: Page 33 32 1) Vedamento periférico: consiste na impressão das características de fundo de sulco permitindo o melhor selamento da borda da prótese; 2) Área chapeável: consiste na moldagem funcional propriamente dita, com registro da área de suporte e estruturas ...

Quais fatores podem contribuir com a instabilidade da prótese total mandibular?

Outros fatores podem contribuir com a instabilidade da prótese total mandibular: extensão incorreta da flange vestibular ou lingual, falta de adaptação na superfície de assentamento e rebordo mandibular atrófico5.

Qual o melhor material de moldagem para realização da moldagem funcional?

Para a moldagem funcional um material bastante usado, é a pasta zincoeugenólica. Possui ótimo escoamento, rigidez após a presa, boa estabilidade dimensional, permite reembasamentos e possui baixo custo4.

Quando ocorre grande reabsorção do processo alveolar o forame Mentoniano pode ser comprimido pela prótese?

Quando ocorre a formação na região de soalho bucal, próximo ao rebordo alveolar remanescente, a prótese pode apresentar báscula, comprimindo o nervo mentoniano, dando a sensação de choque.

Quais fatores mecânicos interferem na adaptação e retenção das próteses totais?

Estudos mostram que alguns fatores podem interferir na retenção e estabilidade da prótese total, como o tipo de fibromucosa, a forma e tamanho dos maxilares e a forma do rebordo residual.

Quais são os Pré-requisitos do tratamento adequado mediante próteses totais removíveis convencionais?

Inicialmente, toda a prótese antes de ser instalada deve ser examinada minuciosamente. Pequenas arestas, cristas agudas, nódulos de acrílico e resíduos de gesso deverão ser eliminados. Também as bordas e a presença de áreas retentivas devem ser analisadas pelo profissional.

Quais regiões da área basal da mandíbula fazem parte da zona de suporte principal?

Zona principal de suporte: constituída pelos rebordos alveolares em toda a sua extensão, bem como, as suas vertentes vestibular e lingual, englobando o trígono retromolar. 2. Zona secundária de suporte: seriam as vertentes vestibular e lingual do rebordo alveolar.