:

O que era a imprensa alternativa no período da ditadura militar?

O que era a imprensa alternativa no período da ditadura militar?

Entre 19, nasceram e morreram cerca de 150 periódicos que tinham como traço comum a oposição intransigente ao regime militar. Ficaram conhecidos como imprensa alternativa ou imprensa nanica.

Quais eram os órgão responsáveis pela censura na ditadura militar?

Em dezembro de 1939, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que era encarregado do aparato de censura e da propaganda oficial. ... Paulo teve a sua direção, dissidente ao governo, destituída e o jornal sofreu uma intervenção por parte do DIP, que durou até o fim do Estado Novo.

Porque as músicas foram censuradas na ditadura militar?

Obras culturais, como filmes, livros e músicas, precisavam de uma aprovação prévia do governo para circularem. Em outras palavras, no caso das canções, pessoas eram contratadas para avaliar as letras e decidirem se as músicas poderiam ou não serem reproduzidas.

O que significa imprensa alternativa?

A mídia alternativa ou os média alternativos, também conhecida/os por mídia contra-hegemônica ou média contra-hegemónicos (mas não independente(s)) é o conjunto dos veículos de comunicação que se contrapõem a uma hegemonia, ou posição política dominante – e, em alguns casos, repressora.

O que foi imprensa nanica?

Também conhecida como imprensa nanica, imprensa política, jornalismo opinativo, imprensa contra-hegemônica, a imprensa alternativa floresceu durante o regime militar devido a uma confluência de fatores, como a busca de jornalistas e pensadores por espaços onde pudessem divulgar livremente suas opiniões, longe da ...