:

O que é o linfoma de Burkitt?

O que é o linfoma de Burkitt?

O linfoma de Burkitt é caracterizado como um linfoma não-Hodgkin de células B indiferenciadas, com caráter altamente agressivo, sendo atualmente descritas três variantes clínicas, classificadas em endêmica, esporádica e associada à imunodeficiência.

Quais os sintomas do linfoma de Burkitt?

Sintomas do linfoma de Burkitt
  • Aparecimento de linfonodos aumentados (“caroços”) pelo corpo.
  • Dor no abdome.
  • Obstipação ou diarréia.
  • Perda de apetite.
  • Náusea.

O que causa linfoma Burkitt?

A forma endêmica está ligada à malária e ao vírus Epstein-Barr (EBV), um vírus comum que também causa febre glandular. A causa é menos clara para a forma esporádica, embora algumas vezes esteja relacionada à infecção por EBV.

Qual o tempo de tratamento de um linfoma?

O tratamento é, geralmente, mais intenso do que para a doença favorável. Tipicamente se inicia com quimioterapia, geralmente ABVD em 4 a 6 ciclos e outros esquemas como o Stanford V, durante 12 semanas.

Quais os sintomas de linfoma de pele?

Os linfomas de pele podem aparecer como: Pápulas (lesões pequenas, similares a espinhas). Manchas (lesões planas). Placas (lesões em relevo)....Juntamente com os problemas da pele, em casos raros, o linfoma da pele pode provocar sintomas, como:
  • Perda de peso inexplicada.
  • Febre.
  • Sudorese intensa.
  • Coceira intensa.

O que significa linfoma de Hodgkin?

Linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo.

Quais as possibilidades de voltar a aparecer um linfoma?

Não importa o tipo de câncer que teve, ainda é possível ter outro (novo) câncer, mesmo depois de sobreviver ao primeiro. As pessoas que tiveram linfoma de Hodgkin podem ter qualquer tipo de segundo câncer, mas as pesquisas mostram que elas têm um risco aumentado para: Leucemia e síndrome mielodisplásica.

Qual o tipo de linfoma mais perigoso?

O linfoma de Burkitt e linfoblástico são considerados agressivos, pois apresentam um rápido crescimento. Dessa forma, necessitam de tratamentos bastante intensivos e normalmente são administrados com o paciente internado.