:

Como a morfina é classificada?

Como a morfina é classificada?

A morfina é um alcaloide (amina cíclica com anel heterocíclico contendo nitrogênio) extraído da flor da papoula e usado como medicamento para aliviar dores intensas.

Quantos Anéis tem a estrutura da morfina?

A estrutura tridimensional tem cinco anéis. Destes, três encontram-se aproximadamente no mesmo plano.

Quais as funções da morfina?

​A morfina é um remédio analgésico da classe dos opioides, que tem um potente efeito no tratamento da dor crônica ou aguda muito intensa, como dor pós-cirúrgica, dor causada por queimaduras ou por doenças graves, como câncer e osteoartrose avançada, por exemplo.

Qual a função orgânica da morfina?

Morfina é um analgésico de alta potência, que age diretamente no sistema nervoso central (SNC) no alívio da dor. A seguir, é apresentada sua fórmula estrutural. éster, éter, fenol e amida. fenol, álcool, éter e amina.

Quantas ligações tem a morfina?

· Há 9 ligações pi (π); · Todos os carbonos são híbridos sp2; · Os ângulos de ligação entre os carbonos são de 120°.

Qual a massa molecular da morfina?

285,34 g/mol Nomenclatura IUPAC: (5α,6α)-7,8-didehydro-4,5-epoxy-17-methylmorphinan-3,6-diol. Fórmula Molecular: C17H19NO3. Massa Molar: 285,34 g/mol.

Quais são os efeitos da morfina?

As reações adversas mais frequentemente observadas incluem tontura, vertigem, sedação, náusea, vômito e transpiração. Estes efeitos parecem ser mais observados em pacientes ambulatoriais do que naqueles que não sofrem dor grave. Em tais pacientes, são aconselháveis doses mais baixas.

Quais os efeitos da morfina no corpo?

O mais sério efeito colateral associado à Morfina, bem como a outros analgésicos narcóticos, é a depressão respiratória e em menor grau a depressão circulatória. Além disso pode aparecer ainda:- fraqueza, cefaléia, insônia, palpitações, constipação, anorexia, boca seca, retenção urinária, prurido.

Quais as funções orgânicas oxigenadas presentes na morfina?

álcool, amida e éter.

Quais grupos funcionais são observados na molécula da morfina?

As estruturas 2D para morfina e mitraginina apresentam grupos funcionais (átomo N terciário no sitio aniônico, o resíduo benzênico na região hidrofóbica, e a hidroxila fenólica no sitio fenólico) tradicionalmente importantes para a ligação com o MOR e, portanto, para a atividade analgésica desses compostos.

Quantos carbonos quirais tem a morfina?

b) Morfina possui dois grupos OH e codeína apenas um. Portanto, morfina é mais solúvel em água. c) Ambos os compostos possuem cinco carbonos quirais.

Em que ano foi criada a morfina?

Pertencente ao grupo dos opioides, foi isolado pela primeira vez em 1804 por Friedrich Sertürner, que começou a distribuir a droga em 1817. A morfina passou a ser comercializada em 1827 pela Merck, que à época era uma pequena empresa química.

Qual o remédio similar a morfina?

Os opioides mais comumente usados ​​no tratamento da dor oncológica são:
  • Tramadol.
  • Hidromorfona.
  • Metadona.
  • Morfina.
  • Oxicodona.
  • Hidrocodona.
  • Oximorfona.
  • Fentanil.

Qual a brisa da morfina?

Sob a forma de droga, a morfina é consumida por via oral através de comprimidos, gerando no usuário a sensação de prazer, bem-estar e euforia.