:

O que as crianças fazem no lixão?

O que as crianças fazem no lixão?

Muitas das crianças nascidas no lixão são filhas de pais que também nasceram ali. Desde os primeiros dias de vida, são expostas aos perigos dos movimentos de caminhões e de máquinas, à poeira, ao fogo, aos objetos cortantes e contaminados, aos alimentos podres. Ajudam seus pais a catar pesados fardos.

Quantas pessoas moram em lixões no Brasil?

No Brasil, 46 milhões de pessoas vivem em lugares onde o lixo não é recolhido pelas prefeituras, incentivando a formação de lixões.

Por que as pessoas trabalham no lixão?

Alguns catadores não esperam o caminhão descarregar o lixo, uma tentativa de pegar o que há de mais valioso. Um dia no lixão rende, em média, R$ 80. Para garantir a renda, muitos não param nem debaixo de chuva.

O que podemos fazer para ajudar no trabalho infantil?

Ao suspeitar que uma criança esteja trabalhando, denuncie. Nem sempre o trabalho infantil é facilmente detectado pelas autoridades. A ligação para o Disque 100 é gratuita – o canal encaminha o caso para a rede de proteção. Outra alternativa é acessar a página de denúncias do Ministério Público do Trabalho.

Como são as condições de trabalho dessas crianças que trabalham no lixo?

Trabalhando nos lixões, as crianças e adolescentes são expostos aos perigos dos movimentos de caminhões e máquinas, ao fogo, à poeira, a objetos cortantes e contaminados, a animais que se reproduzem no lixo e se alimentam dele, carregando doenças.

Quem trabalha no lixão?

De acordo com a pesquisa 59% dos municípios brasileiros, depositam, sem tratamento, seus resíduos sólidos em lixões, onde trabalham cerca de 24 mil catadores. Os lixões têm se tornado cada vez mais o alvo de pessoas de baixa renda, que encontraram na coleta de materiais recicláveis uma forma de sobrevivência.

Quais os riscos que as pessoas que trabalham nos lixões estão expostas?

Por estarem expostos aos riscos, trabalhadores dos lixões têm mais probabilidade de adquirir problemas de saúde como leptospirose, dermatites de contato, infecções gástricas e verminoses de toda ordem.

Quais eram as condições de trabalho das mulheres e crianças?

O trabalho das mulheres, naquelas condições, desagregava completamente as famílias, as jornadas de trabalho fabril eram de doze ou treze horas, com o casal trabalhando como operários, pois o marido também trabalhava na mesma fábrica ou em outro lugar, as crianças padeciam no abandono.

Onde ficam os lixões no Brasil?

Regiões. As regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste registram a maior quantidade de destinação incorreta, com mais de 80% dos resíduos indo parar em lixões. O Sudeste vem logo a seguir, com aproximadamente 40% de destinações incorretas.