:

O que aconteceu no Templo Maior?

O que aconteceu no Templo Maior?

O Massacre do Templo Maior (ou Massacre de Toxcatl) foi um episódio da conquista do México em que os espanhóis massacraram os astecas no momento em que estes faziam uma cerimónia aos deuses Tezcatlipoca e Huitzilopochtli.

Como eram os templos dos astecas?

O local tinha uma estrutura circular, cuja base de pedra vulcânica continua conservada. Sua forma redonda havia diferenciado a construção dos demais templos quadrados que dominavam o espaço mais sagrado para os astecas antes da conquista pelos espanhóis, em 1521.

Qual o nome do templo mais importante da arquitetura asteca?

Grande Templo de Tenochtitlán Também conhecido como Templo Mayor, o Grande Templo de Tenochtitlán foi o principal monumento asteca da época.

Quais as principais construções dos astecas?

Entre os sítios com arquitetura asteca existentes hoje então: Malinalco, Tenayuca e o Templo Mayor localizado na cidade asteca Tenochtitlán. Tenayuca foi conquistada pelos astecas em cerca de 1434, este sítio possui o exemplo mais recente de um templo de pirâmide dupla.

Quem assumiu o trono após o massacre do templo maior?

Com a morte de Montezuma II, sete meses depois, assume o poder seu irmão Cuitlahuac. Este governou apenas oitenta dias vindo a morrer de varíola que havia sido introduzida na América pelos conquistadores espanhóis. Foi então que Cuauhtémoc foi nomeado tlatoani no início de 1520, aos 18 anos de idade.

Como eram feitos os sacrifícios astecas?

O sacerdote retirava toda a carne da cabeça até restar apenas os ossos do crânio. Ele então cortava um buraco nas laterais do crânio e o inseria em um espesso pilar de madeira. Depois de meses no sol e na chuva, alguns crânios rachavam. Eles eram retirados para fazer máscaras oferecidas aos deuses.

Quais as características da arte asteca?

Elas eram compostas de diferentes materiais e formatos, além de serem representadas através de esculturas, cerâmicas e pinturas. Outro atributo inerente a arte asteca é o uso abundante de cores nas cerâmicas, pinturas de templos, nos utensílios religiosos e fardamentos de reis e soldados.

Quais as características da arquitetura maia?

A arquitetura maia tem caráter cerimonial, o que proporcionou o surgimento de estruturas suntuosas. As grandes plataformas eram feitas de pedras. As paredes, de terra batida e, depois, revestidas por pedra talhada ou argamassa. Os tetos tinham forma de falsa abóbada.

Quais foram as principais construções dos incas?

Além de Sacsayhuaman, podemos destacar outras fortalezas incas, como as de Quitoloma, Ollantaytambo, além de Machu Picchu, a famosa cidade-fortaleza localizada no alto da Cordilheira dos Andes.

Quais as técnicas de construção dos incas?

A técnica mais usada é conhecida como Ashlar, que se caracteriza pelo corte das rochas para que elas se encaixem, umas com as outras, sem nada que as ligue. O corte é tão preciso que nem mesmo um cartão de crédito pode ser inserido entre as pedras. O principal material das construções eram as pesadas peças de granito.

Quais são as características dos povos incas?

Os incas eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses - muitos deles relacionados a elementos da natureza, como o sol, a lua e o trovão. Era comum o sacrifício de humanos e animais em rituais religiosos.

Como ocorreu a conquista dos espanhóis sobre os astecas e Montezuma?

Liderados por Hernán Cortés, os espanhóis, aliados a milhares de indígenas, conseguiram a conquista dos astecas após a batalha na cidade de Tenochtitlán, em 1521. A conquista dos astecas aconteceu entre 15 e foi um dos episódios da invasão e colonização da América pelos espanhóis.

Como aconteceu o fim do império asteca *?

Em 13 de agosto de 1521, após os astecas resistirem durante 75 dias, o último imperador asteca, Quatemozin (também chamado de Guatemozin), sucessor de Montezuma 2º, foi obrigado a se render aos espanhóis. Era o fim do Império Asteca.