:

O que é o reflexo de Ferguson?

O que é o reflexo de Ferguson?

A pressão do feto contra a cervix e porção anterior da vagina estimula a liberação de ocitocina pela pituitária (hipófiseposterior) que por sua vez estimula as contrações miometriais. Este mecanismo é tipico, de origem neuro-endócrina e é denominado Reflexo de Ferguson.

O que a falta do reflexo de Ferguson pode causar ao neonato?

A ausência do reflexo de Ferguson sugere que a gestação da cadela não está a termo, que está presente inércia uterina ou que é incapaz de responder à pressão vaginal (Slatter, 1995).

Tem grande importância no desencadeamento do reflexo de Ferguson?

A ocitocina é libera da hipófise posterior através do reflexo de Ferguson, que produz a força de expulsão das contrações musculares abdominais e a liberação de ocitocina, que acentua as contrações miometriais, provocando uma distenção vaginal e cervical.

Quais hormônios são produzidos nas três fases do parto nos animais domésticos?

O parto propriamente dito é constituído por três fases. A primeira consiste na interação hormonal como aumento de cortisol fetal, diminuição de progesterona, produção de prostaglandina F2α (PGF2α) e relaxina, que Page 11 11 resulta em uma preparação do organismo em geral e do útero em particular ao parto..

O que é o reflexo de Ferguson e qual a sua implicação clínica no atendimento da Cadelha em trabalho de parto?

À medida que os fetos se insinuam no canal do parto, a distensão mecânica por eles provocada desencadeia o reflexo de Ferguson, fenômeno que se caracteriza pela liberação reflexa de ocitocina. Assim, promove-se maior força de contração para a expulsão fetal.

Como ocorre o processo de desencadeamento do parto?

Várias teorias existiram para explicar o desencadeamento do parto, no entanto, a aceita atualmente postula um desencadeamento dependente da maturação do eixo hipotálamo-hipofisario-adrenal do feto que responde adequadamente ao estresse percebido por ocasião do fim da gestação produzindo cortisol que desencadeia uma ...

O que é a maceração fetal?

Maceração é definida por um processo séptico de degeneração do feto retido no útero, com amolecimento e liquefação dos tecidos moles fetais, levando-o a uma esqueletização (TONIOLLO e VICENTE, 2003). Uma das possíveis causas de maceração fetal é o uso indevido de compostos progestacionais (LORETTI et al., 2004).

Quais as características morfofuncionais que permitem avaliar o momento próximo ao parto na espécie canina?

O exame de uma fêmea gestante permite a constatação de diversos sinais externos, como desenvolvimento das glândulas mamárias, dilatação do abdômen, aparecimento de depósitos de gordura no abdômen e alterações no comportamento (Verstegen et al., 1996).

Quais são as fases do parto animal?

Teoricamente, o parto está dividido em 3 fases: 1ª – Relaxamento e dilatação; 2ª – Expulsão do feto; 3ª – Expulsão da placenta; 1ª Fase: tem uma duração média de 4 a 12 horas, podendo ir até às 36 horas no caso de cadelas primíparas (1ª gestação).

Quais as raças mais predispostas a parto Distocico?

Conforme Slatter (1998), frequentemente animais de raças braquicefálicas apresentam distocia, como os Buldogues e dentre outros cães Page 2 como os Dachshunds, Terriers, São Bernardos e os Galgos. Gaudet (1985) num estudo de 128 casos de partos distócicos relatou as maiores incidências em Chihuahuas e Poodles.

Quais são as etapas do trabalho de parto?

O trabalho de parto é divido em quatro fases, na seguinte ordem: dilatação, expulsão, dequitação e Greenberg.
  • 1ª fase: dilatação.
  • 2ª fase: expulsão.
  • 4ª fase: Greenberg.

Quais mecanismos controlam o parto?

A liberação e o equilíbrio participativo entre diferentes hormônios, incluindo-se progesterona, prolactina, relaxina e estrógeno garantem a manutenção e a progressão da prenhez. Já o desencadeamento do parto ocorre pela ação conjunta da progesterona e do estrógeno, bem como da ocitocina (Taverne et al.

O que causa maceração fetal?

A maceração e a mumificação fetal ocorrem em casos de morte embrionária após a ossificação fetal, podendo o feto ser abortado ou permanecer no útero da fêmea. Esses eventos podem acontecer por causas multifatoriais, como por exemplo o descolamento da placenta ou superlotação fetal, ou até mesmo causas infecciosas.

Como ocorre a mumificação fetal?

Mumificação fetal: Morte fetal seguida de absorção dos fluidos amniótico e alantoideano, desidratação do feto e das membranas fetais. Ao palpar, por exemplo, o útero da mãe, apenas será sentida a presença de ossos. Não há abertura da cérvix e o feto não é expelido, sendo mantido no útero, em um processo asséptico.

Qual o indicativo mais confiável para estabelecer o momento do parto em cadelas?

O diâmetro da cavidade coriônica interna (ICC) é considerado o mais preciso indicador de idade gestacional na cadela entre os dias 20° e 37°, já o diâmetro biparietal (DBP) é um parâmetro confiável no terço final da gestação, entre os dias 38 e 60.

Quais os métodos utilizados para diagnóstico de gestação em cadelas e gatas?

Diagnóstico de gestação em cadelas e gatas
  • Basicamente os métodos utilizados para diagnóstico de gestação incluem: palpação abdominal, radiografia, ultrassonografia e dosagem de relaxina. ...
  • É importante para que se inicie os cuidados pré-natais com a fêmea gestante. ...
  • Sim, principalmente os criadores éticos.

Como ocorre o desencadeamento do parto?

No decorrer da gravidez, ocorre um aumento dos receptores de ocitocina no útero, cérebro e mama. Quando o bebê está pronto para nascer, conforme a cabeça fetal empurra o colo, desencadeia o estímulo para o cérebro liberar ocitocina e, com isso, iniciar as contrações do trabalho de parto.

O que é útero verdina?

Ocorrendo, assim, grandes transformações nesta fase, a citar: a diminuição do volume do endométrio; a produção de lóquios e a formação de inúmeras pregas mucosas, deste modo as pregas recebem este nome de útero verdina (secreção esverdeada produzida pelo deslocamento placentário que resulta da decomposição fisiológica ...

O que é parto Distócico em cadelas?

Distocia é definida como uma dificuldade de nascer ou a inabilidade materna em expelir os fetos pelo canal do parto, sem assistência. O parto anormal ocorre quando há falha em iniciar o nascimento no momento correto, ou devido a inabilidade ou incapacidade em expulsar o feto, seja ela de origem materna ou fetal (1,2).