:

Qual é a relação entre o trabalho e alienação?

Qual é a relação entre o trabalho e alienação?

O conceito de alienação do trabalho é um dos principais conceitos desenvolvidos por Karl Marx ao longo de sua obra. Numa linha de produção, por exemplo, o trabalhador faz apenas parte do processo, estando completamente alheio ao produto final e, por consequência, do valor agregado ao bem a partir de seu trabalho.

O que pode na atualidade causar a alienação no trabalho?

O lucro tem como base a exploração do trabalhador e o processo de mais valia. O trabalhador tem parte do que produz apropriado de forma indevida pelo capitalista. ... A divisão social do trabalho, enfatizada pela sociedade capitalista, contribui para o processo de alienação do indivíduo.

Quais as principais características do pensamento de Herbert Marcuse e de Marx sobre alienação do trabalho trabalhador?

Segundo Marcuse, Marx exemplifica o trabalho alienado primeiramente pela separação entre o trabalhador e o produto de seu trabalho, e secundariamente pela relação do trabalhador com sua atividade (MARCUSE, 1960, p. 276).

O que Karl Marx quis dizer com o termo a divisão social do trabalho?

Marx, em O Capital (1982), diz que a 'divisão social do trabalho' diz respeito ao caráter específico do trabalho humano. ... A produção da vida material e o aumento da população geram relação entre os homens e divisão do trabalho.

O que é capital e trabalho?

Capital de Giro ou de Trabalho, como diriam os gringos. ... Assim dá-se o nome de capital de giro líquido à diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante e este representa em que medida o passivo circulante financia o capital de giro (ativo circulante).

O que é capital do trabalho?

O trabalho, assim, não pertence à natureza do trabalhador é apenas condição para que esse sobreviva minimamente. ... O capital emprega trabalho, mas não é meio para o trabalhador gerar produtos, seja na forma de meios de subsistência imediatos, seja na forma de meios de troca, na forma de mercadorias.

O que é alienação para a filosofia?

Na filosofia, desde então, o conceito de alienação está associado a uma espécie de vazio existencial. Relaciona-se, assim, com a falta de consciência própria, de modo que o sujeito perde sua identidade, seu valor, seus interesses e sua vitalidade. Como consequência, o sujeito tende a objetificar-se, tornar-se coisa.

Como a alienação pode estar presente no trabalho e lazer?

Portanto, pode-se afirmar que tanto o trabalho alienado quanto o lazer encontram-se num sistema de produção e consumo que cria necessidades no indivíduo, transformando-o para que ele consuma cada vez mais mercadorias e assim fortaleça o sistema do capital.

O que é a alienação e como ela afeta os trabalhadores em nossa sociedade?

O trabalho alienado surge a partir do momento em que o trabalhador perde a posse dos meios de produção e passa a ser compreendido como parte da linha de produção (assim como as máquinas e ferramentas). ... O trabalhador tem parte do que produz apropriado de forma indevida pelo capitalista.

Como ocorre o processo de mais valia?

O sistema de mais-valia, explicado por Marx, é baseado na exploração do sistema capitalista, onde o trabalho e o produto produzido pelos trabalhadores é transformado em mercadoria com o intuito do lucro. Assim, os trabalhadores acabam recebendo um valor inferior que não condiz com o trabalho realizado.