:

Qual os principais motivos para a rivalidade existente entre Arábia Saudita e Irã?

Qual os principais motivos para a rivalidade existente entre Arábia Saudita e Irã?

Essa rivalidade é estimulada por divisões regionais políticas, religiosas e identitárias, que são capitalizadas por Teerã e Riad para expandir sua influência no Golfo.

Por que a Arábia Saudita e o Irã não se entendem?

Por que a Arábia Saudita e o Irã não se entendem? Os dois países, que são vizinhos poderosos, disputam o domínio da região. A tensão entre as nações, que dura décadas, é acentuada por diferenças religiosas.

Quais são as semelhanças e diferenças entre Arábia Saudita e Irã?

De maioria sunita, a Arábia Saudita compete com o Irã, xiita, pelo posto de potência regional e têm fortes laços com os Estados Unidos, o maior inimigo atual do governo de Teerã. Ambos também possuem culturas diferentes, já que um é árabe e o outro é persa.

Qual o papel das duas potências geopolíticas da região Irã e Arábia Saudita no conflito do Iémen?

As duas potências imperialistas financiavam governos ou grupos rebeldes, dentro de cada país da região, conforme seus interesses particulares. Além disso, também há uma divisão interna ao Islã, caracterizada por dois entendimentos diferentes da religião (sunitas e xiitas).

Quem disputa a hegemonia regional no Oriente Médio?

Mundo Sauditas e iranianos disputam hegemonia no Oriente Médio. Por trás da rivalidade que envolve sunitas e xiitas, os grandes ramos do islamismo, está a disputa pela hegemonia no Oriente Médio. Potências regionais, Arábia Saudita, de maioria sunita, e Irã, predominantemente xiita, mergulham em rota de colisão.

Qual a diferença entre xiitas e sunitas?

Esta é a principal diferença entre os dois subgrupos islâmicos. Os sunitas acreditavam que um indivíduo qualificado e devoto deveria ser o sucessor do Profeta, enquanto os xiitas acreditam que o sucessor deveria ter uma linhagem direta com o profeta.

Qual é o papel da influência externa nos conflitos do Oriente Médio?

A presença estrangeira resultou na expansão do islamismo como movimento político, religioso e cultural e do nacionalismo árabe. No Egito, a ascensão de Gamal Abdel Nasser ao poder levou à nacionalização, em 1956, do Canal de Suez, que é o principal elo na rota marítima entre Europa, África e Ásia.

Quais são os países envolvidos no conflito pela água no Oriente Médio?

Um exemplo de disputa por água existe entre Israel, Líbano, Síria e Jordânia, que, por serem países fronteiriços, disputam o domínio da Bacia do rio Jordão. No ano de 1967, Israel invadiu a Síria, que abriga em seu território a colina de Golã, onde está a nascente do rio Jordão.