:

O que o ECA estabelece você tem esses direitos?

O que o ECA estabelece você tem esses direitos?

O ECA estabelece direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, e também aborda questões de políticas de atendimento, medidas protetivas ou medidas socioeducativas, entre outras providências.

Quando foi criado o ECA e com que objetivo?

Criada em 13 de julho de 1990, foi resultado de um amplo debate democrático, capitaneado por movimentos sociais, organizações, articulações e atores da sociedade civil e instituições voltadas para a conscientização e o respeito pela criança e pelo adolescente como sujeitos a ter direitos.

O que significa a sigla ECA Qual o seu objetivo?

O Estatuto da Criança e do Adolescente é o conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas e expedindo encaminhamentos para o juiz. É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Quais os principais direitos que o ECA protege?

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 29 anos: conheça cinco direitos fundamentais previstos na lei
  1. 1 – Direitos à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade. ...
  2. 2 – Direito à convivência familiar e comunitária. ...
  3. 3 – Direito à profissionalização e à proteção no trabalho. ...
  4. 4 – Educação, cultura, esporte e lazer.

O que significa o ECA * sua resposta?

ECA é a sigla utilizada para fazer referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente. ... É importante lembrar que o ECA prevê também punições às crianças e aos adolescentes que passam dos limites.

O que significa a Siglaeca?

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma lei (Lei 8.) que trata dos direitos das crianças e adolescentes.

Quais são as atribuições de um Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar tem atribuição para aplicar praticamente todas as medidas de proteção destinadas às crianças e ao adolescente, exceto a medida de colocação em família substituta. Além disso, aplicar medida de proteção para o adolescente que pratica ato infracional também é atividade do Conselho Tutelar.