:

O que se produz com nióbio?

O que se produz com nióbio?

O nióbio também é utilizado na produção de fios de ímãs supercondutores empregados nas máquinas de ressonância magnética e até nos aceleradores de partículas.

Porque o nióbio é tão importante para o Brasil?

O uso do nióbio disseminou-se após a descoberta da imensa reserva em Araxá-MG; tornou-se abundante e ganhou importância no desenvolvimento de materiais de engenharia, por ser o mais leve dos metais refratários. O Brasil possui quase 98% das reservas mundiais, seguido pelo Canadá, 1,5%, e Austrália, 0,46%.

Qual o valor do nióbio no mercado?

O preço dos produtos de nióbio, entre US$ 40 e US$ 50 o quilograma, reage de acordo com o mercado.

O que podemos fazer com nióbio assinale mais uma opção?

Os minerais que contêm nióbio são raros no mundo, mas abundantes no Brasil, país com maior reserva desse metal. Devido as suas propriedades, alta condutividade e resistência a corrosão, esse elemento tem muitas aplicações que vão desde a produção do aço até a fabricação de foguetes.

Onde a maior parte do nióbio brasileiro é produzido?

Apesar de toda a reserva de nióbio que existe no Brasil, o país tem em operação apenas quatro minas (duas grandes, uma média e uma pequena) e três usinas (uma média e duas pequenas), segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM). São quatro os estados produtores de nióbio: Minas Gerais, Goiás, Amazonas e Rondônia.