:

Quando uma pessoa morre o quê para primeiro o cérebro ou o coração?

Quando uma pessoa morre o quê para primeiro o cérebro ou o coração?

Atualmente, os médicos declaram a morte a partir do momento em que o coração de um paciente deixa de bater. Quando isso acontece, as funções cerebrais terminam quase de imediato e a pessoa perde todos os seus reflexos.

Quando a família pode desligar os aparelhos?

De acordo com o diretor do CFM, os médicos agora devem informar as famílias quando o doente está em estado terminal e sem possibilidade de cura. Se o paciente ou os parentes concordarem, os procedimentos que o mantêm vivo são interrompidos pelo médico.

Em quais circunstâncias pode se desligar os aparelhos que mantêm a pessoa viva?

A eutanásia acontece quando se antecipa a morte de um paciente de forma proposital, seja desligando os aparelhos que o mantêm vivo ou aplicando medicação letal, como é feito nos países em que ela é permitida, em pacientes com doença grave ou incurável.

Quais as consequências da morte cerebral?

A morte cerebral, também conhecida como morte encefálica, é a perda irreversível de todas as funções do cérebro, incluindo o tronco cerebral, que é a região responsável por controlar a respiração, os batimentos cardíacos e a pressão arterial, além dos movimentos e audição.

Quais os sintomas de uma pessoa com morte cerebral?

Principais sinais e sintomas
  • Ausência de respiração espontânea, ou seja, a pessoa não consegue respirar sozinha, sendo a respiração mantida com ajuda de aparelhos ;
  • Ausência de dor ou de resposta a estímulos, como picar uma agulha no corpo ou tocar no globo ocular da pessoa;