:

O que é o Projeto Identidade?

O que é o Projeto Identidade?

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. ...

O que trabalha no projeto Identidade?

O projeto tem como objetivo a construção da identidade do grupo, valorizando a criança e a sua história para então favorecer a interação com o outro e com a professora. A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações.

Como trabalhar o tema Quem sou eu na Educação Infantil?

Projeto Quem sou Eu – Para Educação Infantil
  1. Conhecer a história de seu nome;
  2. Identificar seus membros familiares;
  3. Expressar-se por meio de desenhos;
  4. Identificar os diferentes tipos de famílias;
  5. Desenvolver novas formas de interação social;
  6. Desenvolver a criatividade;
  7. Estimular o respeito à diversidade.

Quem sou eu objetivo?

O objetivo deste projeto é trabalhar a identidade da criança, onde é imprescindível possibilitar a criança se apropriar do conhecimento sobre sua história de vida, bem como a história do seu nome, e ainda mais importante é fazer a interação do CMEI com a família e a criança.

Qual a importância da identidade e autonomia na Educação Infantil?

Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem. O objetivo é que eles se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias.

Quem sou eu identidade educação infantil?

O Projeto Quem sou Eu, para trabalhar com alunos da educação infantil. Este projeto cria possibilidades de desenvolver na criança uma melhor compreensão de sua identidade, o reconhecimento da diversidade étnico racial e a reflexão sobre suas ações, visando um convívio em sociedade harmonioso.

Como trabalhar o livro Quem sou eu?

Idéias de atividades:
  1. jogos com os nomes.
  2. forca de nomes dos integrantes da casa.
  3. formar pares com os nomes ou sobrenomes para jogar memória.
  4. colocar todos os nomes espalhados pelo chão e descobrir qual está faltando. Pensar sempre no grupo maior da casa.

Como trabalhar a identidade no maternal?

Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto imagem positiva.

Como garantir o direito de conhecer na educação infantil?

Na prática do dia a dia “Boa parte das atividades ajudam a garantir esse direito, mas há estratégias para pensar especificamente sobre ele”, comenta. Com os bebês, Gastaldi cita como exemplo situações em que eles podem ficar em frente a espelhos e se observar.