:

Como ficou conhecido o artista Hans Holbein?

Como ficou conhecido o artista Hans Holbein?

Pintor, desenhador e gravador germânico, conhecido por O Moço, nasceu em 1497, em Augsburgo, e faleceu em 1543, em Londres. Tendo vivido essencialmente na Basileia e em Inglaterra, ficou conhecido como retratista, tendo também executado temas religiosos e frescos decorativos.

Qual foi o suporte utilizado pelo artista Hans Holbein na obra os embaixadores *?

Apesar de ter nascido na Alemanha e ter passado a maior parte da sua vida em Inglaterra, Holbein mostra nesta obra a influência da pintura flamenga. Essa influência é nítida no uso de tinta a óleo, cujo uso na pintura de madeira havia sido desenvolvido um século antes pelos primitivos flamengos.

Onde nasceu Hans Holbein?

Augsburgo, Alemanha Hans Holbein, o Jovem/Local de nascimento

Quem pintou o quadro de Henrique VIII?

Hans Holbein Em 1536, Hans Holbein tornou-se pintor oficial da corte do rei inglês Henrique VIII. Um dos seus retratos da família real mostra o orgulhoso rei e seu filho Eduardo, de apenas 15 meses de idade. À procura de sua quarta esposa, o rei encarregou Holbein de viajar pela Europa, a fim de retratar possíveis pretendentes.

O que o artista Pieter Bruegel buscava retratar em suas obras?

- Retratou o cotidiano de forma detalhada, com cenas repletas de minucias. - Abordagem de temas religiosos ligados ao cristianismo. - Pintura de cenas aterrorizantes. - Retratou a cultura popular (principalmente dos camponeses) e aspectos sociais da vida no século XVI.

Quais as consequências sociais e artísticas geradas pelo Maneirismo?

Isso fez surgir uma nova estética que fugia dos moldes tradicionais e que se espalhou rapidamente por toda a Europa. Esse movimento artístico utilizou da arquitetura, escultura, artes plásticas, música e literatura, para apresentar uma arte mais perturbadora, exagerada e sofisticada.

Quem era o Mecena de Hans Holbein?

Diante disso, pode-se dizer que o principal mecenas de Hans Holbein foi a Casa Real Inglesa, durante o reinado de Henrique VIII, onde lhe foi permitido viver e trabalhar.

Qual era o contexto religioso nas regiões onde o artista atuou?

As regiões onde atuou foram caracterizadas pelos embates entre a Igreja Católica e pelos grupos que condenavam algumas práticas empregadas pela Igreja na época. Trata-se, portanto, do contexto da Reforma, que foi mais explícita nas regiões do norte da Europa, principalmente na região das atuais Alemanha e Holanda.

O que significa Pieter Bruegel?

Pieter Bruegel (Brueghel), o Velho, (Breda (?), — Bruxelas, 9 de setembro de 1569) foi um pintor da região de Flandres (atual Bélgica), conhecido por quadros cujos temas são geralmente cenas e personagens do campo. ... As Obras de Bruegel.

O que acontece com a luz nas pinturas durante o Maneirismo?

As figuras e objetos retratados são o centro de luz nas pinturas. Contudo, ao fazer isso, os artistas criam sombras consideradas inadmissíveis.

Quais foram as consequências do Maneirismo?

Maneirismo – O que é Maneirismo foi o movimento de arte que teve lugar imediatamente após o Renascimento, no século 16. Caracterizou-se pela concentração na maneira. O estilo levou à procura de efeitos bizarros que já apontam para a arte moderna, como o alongamento das figuras humanas e os pontos de vista inusitados.

O que é a casa de Holbein?

Diante disso, pode-se dizer que o principal mecenas de Hans Holbein foi a Casa Real Inglesa, durante o reinado de Henrique VIII, onde lhe foi permitido viver e trabalhar. Suas principais obras foram: Os Embaixadores, Retrato de Mulher, Henrique VIII, Retrato de um mercador Hanseático, entre outras.

Quais foram as principais regiões que Hans Holbein atuou?

Suas principais áreas de atuação artística foram as regiões das atuais Alemanha, Suíça e Inglaterra.

Qual era o contexto religioso das regiões onde o Hans Holbein atuou?

As regiões onde atuou foram caracterizadas pelos embates entre a Igreja Católica e pelos grupos que condenavam algumas práticas empregadas pela Igreja na época. Trata-se, portanto, do contexto da Reforma, que foi mais explícita nas regiões do norte da Europa, principalmente na região das atuais Alemanha e Holanda.

Por que o maneirismo se opunha ao renascimento?

Além disso, os artistas do maneirismo buscavam se afastar dos moldes renascentistas (cânones clássicos), inaugurados por figuras da alta renascença como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael Sanzio.

O que representa maneirismo?

O maneirismo foi o estilo de produção artística que se popularizou, especialmente, na Itália, entre os anos de 15. O termo deriva da palavra italiana maniera, que significa maneira ou modo. Mas era utilizada pelo arquiteto e pintor Giogio Vasari como sinônimo para graça, leveza e sofisticação.