:

O que é uma educação elitista?

O que é uma educação elitista?

Elitista é, portanto, o sistema embasado no favorecimento de minorias, normalmente constituídas por membros da aristocracia ou de uma oligarquia, estabelecida na Educação e bons costumes, segundo Platão e Aristóteles.

O que é ser uma pessoa elitista?

Significado de Elitista Próprio do que há de melhor e mais valorizado num grupo social. [Por Extensão] Pej. Cujos modos, ideias, comportamentos tendem a privilegiar a classe economicamente mais favorecida de uma sociedade. Que faz parte da elite; diz-se de quem se considera parte da elite.

Por que o acesso à universidade no Brasil é considerado elitista?

A educação superior brasileira, apesar de um longo processo de expan- são, continua sendo marcadamente elitista e privatizada. Para compreender esse processo de elitização é preciso partir da desigualdade social como uma dimensão estruturante da formação do Brasil, desde o seu “descobri- mento”, em 1500.

Por que a educação brasileira é considerada um sistema dual?

O contexto educacional durante a Primeira República () A dualidade do sistema educacional brasileiro, que conferia ao povo uma educação dessemelhante daquela conferida à elite, é herdada pela Primeira República juntamente com a desorganização que se arrastou durante o período monárquico.

Que influencia os jesuítas exerceram além do setor educacional?

Além disso, os padres jesuítas exerceram forte influência na sociedade, principalmente burguesa. Eles introduziram, no período colonial, uma concepção de educação que contribuiu para o fortalecimento das estruturas de poder hierarquizadas e de privilégios para um pequeno grupo.

O que é Classisista?

Classista [como adjectivo] significa «que representa uma classe social ou é próprio dela» e, também, «que venera ou defende determinadas classes, em especial as classes favorecidas; que defende as diferenças de classe. Sinónimo de elitista.»

O quê geometrização?

Significado de Geometrização substantivo feminino Ato de geometrizar, de representar destacando elementos geométricos: técnica de geometrização das formas e volumes.

Por que a educação continua sendo um processo dual?

A dualidade estrutural expressa uma fragmentação da escola a partir da qual se delineiam caminhos diferenciados segundo a classe social, repartindo-se os indivíduos por postos antagonistas na divisão social do trabalho, quer do lado dos explorados, quer do lado da exploração.

Como funciona a educação no Brasil?

Uma educação focada exclusivamente na catequização. Foi assim que nasceu o embrião do ensino no Brasil, em 1549, quando os primeiros jesuítas desembarcaram na Bahia. ... O conhecimento repassado aos alunos não se restringia à propagação do ensino religioso, e envolvia mais conteúdo voltado às letras.

Quem era o público principal da educação jesuíta?

Nesse contexto, instruíam-se os nativos, sobretudo os jovens e crianças, por entenderem que estes eram mais suscetíveis aos valores cristãos que seriam ensinados.

Qual era o principal objetivo da educação jesuitica?

O objetivo dos jesuítas era catequizar os índios, para isso primeiramente teriam que ensiná-los a ler e a escrever. Ao longo de 20 anos de ensino, os jesuítas construíram cinco escolas de educação elementar e três colégios. ... As missões jesuíticas transformaram as aldeias em verdadeiras colônias de Portugal.

Qual o significado da palavra setorial?

Relativo a um sector , a uma categoria profissional. Dupla grafia pelo Acordo Ortográfico de 1990: setorial ou sectorial.

O que é a geometrização na arte?

No muralismo, a intensificação da grade estrutural da composição e do desenho das formas, além de auxiliar a leitura de uma obra de grandes dimensões e reforçar o peso das questões plásticas da pintura, aumenta a monumentalidade do conjunto, ajudando a integrar-se à arquitetura do edifício.

O que é a geometrização do espaço?

Galileu elabora uma concepção de universo rigorosamente pautado na física matemática, cria uma geometrização do universo, ou seja, os espaços podem ser conhecidos de forma homogênea e abstrata.

O que é a discutida dualidade entre o ensino profissional e o ensino propedêutico?

A dualidade estrutural expressa uma fragmentação da escola a partir da qual se delineiam caminhos diferenciados segundo a classe social, repartindo-se os indivíduos por postos antagonistas na divisão social do trabalho, quer do lado dos explorados, quer do lado da exploração.

Como era a educação no período imperial?

Mesmo assim, O ensino no período Imperial foi organizado em três níveis: primário, secundário e superior. O primário era somente para ensinar ler e escrever, o secundário se manteve nas aulas régias e o ensino superior voltado para as elites.