:

O que retrata a obra Café Müller da dançarina Pina Bausch?

O que retrata a obra Café Müller da dançarina Pina Bausch?

5 Café Müller é uma obra de Pina Bausch, criada em 1978. Vagamente autobiográfica, retrata as memórias de Pina ao observar, debaixo das mesas de um Café, os aspectos da solidão e da angústia provocadas pela incomunicabilidade entre os seres.

O que foi o espetáculo Café Müller?

O espetáculo de dança-teatro Café Müller foi uma realização da coreógrafa, dançarina e diretora da Companhia de Dança-Teatro Wuppertal, Pina Bausch (). Teve sua estreia no dia na Ópera de Wuppertal, cidade da Alemanha.

Em que a peça Café Müller foi baseada?

A coreografia "Café Müller”, criado em 1978, sob a direção de Pina Bausch, é uma metáfora sobre a solidão, a falta de contato profundo, o questionamento sobre as relações, encontros e desencontros humanos, demonstrado por seis bailarinos, entre eles, a própria Bausch.

Como foi explorado o espaço cênico na peça Café Muller?

Na perspectiva salientada por Sirimarco, as cadeiras espalhadas pelo cenário em Café Müller ofereciam, muitas vezes, resistência e limitavam o espaço, interferindo diretamente na qualidade de movimento dos bailarinos, que em grande parte do tempo movimentavam-se de maneira insegura e fragmentada.

Qual é o estilo de dança que Pina Bausch usava com o Tanz Theater companhia que era diretora?

A dança-teatro seria uma herança do expressionismo alemão.

Qual o foi o tema do espetáculo Masurca Fogo de 1998?

Fruto de pesquisas e um olhar sensível sobre a vida e os costumes portugueses, apresenta no palco uma multiculturalidade de sentimentos: engano, alegria, pobreza, tradição, prostituição, saudade, inocência, tempo, riso e choro.

Que tipo de de junção Pina Bausch fez com a dança?

Numa performance que combina: dança, canto, diálogos, uso de personagens, cenários e figurinos; situações específicas como: medos, tristezas e outros conflitos humanos são apresentados com um propósito; unidos a todos estes outros elementos, como um amálgama. ...

Qual a relação entre o estilo de Pina Bausch e Kurt Joos?

Pina Bausch () pode ser considerada a herdeira direta de seu professor Kurt Jooss 5. Sua visão para a dança incluía o ballet clássico, artes visuais e teatro.

Qual o traço marcante e especial existe na maneira de criar de Pina Bausch?

Ao longo de suas mais de cinco décadas de criação, este estilo de se fazer dança, mantém quase sempre a mesma essência: Baseia-se no elemento humano e procura ser uma arte com um maior papel pessoal, que prima pela sensibilização e reflexão do público.

Qual é o estilo de dança da Pina Bausch?

A dançarina Pina Bausch rompeu radicalmente com o balé clássico e se voltou contra a tradição da Modern Dance. Essa mulher virou todo o mundo da dança de pernas para o alto em seus 40 anos de trabalho. Teatro-dança é como a maioria denomina o que ela faz.

Quais eram as principais características das peças dançantes da coreógrafa Pina Bausch?

As obras de Bausch são multi-facetadas e criadas a partir de propósitos curiosos, misturas irônicas e muita sensibilidade, geradas a partir da experiência de vida de seus bailarinos, mediadas por seu típico jogo de perguntas.

O quê Pina Bausch dizia para todos que querem dançar?

Ela revolucionou o mundo da dança. Os dançarinos em cena não dançam. ...

Qual era o objetivo de Pina Bausch na dança?

Pina Bausch desenvolveu um instigante trabalho à frente do Tanztheater Wuppertal entre 19, marcando presença como principal expoente da dança-teatro, corrente estética que tem como característica a intenção de retratar o universo humano nos seus mais diversos aspectos.

Qual contribuição Pina Bausch deixou para a dança contemporânea?

A artista que encenou histórias através da dança, e a revolucionou. O ato criativo em Philippine Bausch dividiu as águas da dança contemporânea, subvertendo sua estrutura até então herdeira de um modelo neoclássico.

Quais as principais características das obras de Pina Bausch?

As obras de Bausch são multi-facetadas e criadas a partir de propósitos curiosos, misturas irônicas e muita sensibilidade, geradas a partir da experiência de vida de seus bailarinos, mediadas por seu típico jogo de perguntas.

Como ficou conhecida a coreografia de Pina Bausch?

Em finais da década de 70 vulgarizou-se o termo Tanztheater, que significa teatro-dança, usado para distinguir o trabalho de coreógrafos como Pina Bausch, que rejeitavam o formalismo do ballett alemão e da dança pós-moderna norte-americana, então na moda.

Quem foi Pina Bausch o que ela realizou na dança?

Philippine Bausch, mais conhecida como Pina Bausch (Solingen, 27 de julho de 1940 — Wuppertal, 30 de junho de 2009), foi uma coreógrafa, dançarina, pedagoga de dança e diretora de balé alemã. ... Várias delas são relacionadas a cidades de todo o mundo, já que a coreógrafa retirava de suas turnês ideias para seu trabalho.

Quais as características da dança-teatro?

A dança-teatro se configura como uma arte com características específicas, que se distingue da dança contemporânea e do teatro. ... Inúmeros fatores compõem uma personalidade artística, uma maneira de olhar e recortar a realidade e de atuar na vida e na arte, que de todo não se encontram separadas.

Como era o processo criativo de Pina?

Quem foi Pina Bausch A conexão imediata com o público se concretiza no palco e tem origem no processo criativo de Pina, embasado na valorização do humano nos corpos fortes e ativos dos bailarinos e na subjetividade do movimento em relação ao caráter individual e universal da dança.

O quê Pina Bausch propôs em sua arte?

As obras de Bausch são multi-facetadas e criadas a partir de propósitos curiosos, misturas irônicas e muita sensibilidade, geradas a partir da experiência de vida de seus bailarinos, mediadas por seu típico jogo de perguntas.