:

Para que serve a lavanda ou alfazema?

Para que serve a lavanda ou alfazema?

Ajuda a combater estresse, ansiedade e depressão Isso porque o aroma desta planta tem efeito calmante e analgésico. O chá de alfazema, por exemplo, é muito indicado para tratar depressão, estresse, ansiedade e até mau humor no dia a dia.

Qual a verdadeira lavanda?

485 - Lavanda Verdadeira / Alfazema - Planta perene de porte médio. - Crescimento em maços com folhas estreitas, compridas e verdes acinzentadas com flores de cor violeta. - Muito cultivada para extração de seu óleo essencial, para uso medicinal e para a produção de chás.

Qual a diferença de lavanda?

Ela possui um aroma mais delicado e os galhos são únicos. Os arbustos da Lavandula angustifolia são mais baixos e arredondados, crescendo em altitudes mais elevadas (como podemos ver na imagem, a partir de 500m). Já a Lavanda aspic (Lavandula latifolia) é conhecida como Lavanda macho ou Lavanda das folhas largas.

Qual a diferença entre lavanda e lavanda francesa?

A Lavanda francesa de nome científico Lavandula angustifolia ou Lavandula officinalis, é o mais consumido no mundo, tem ação direta no sistema nervoso, proporcionando melhora no sono e ação relaxante. ... A Lavanda brasileira de nome científico Lavandula dentata, não tem efeito sedativo, e sim efeito estimulante.

Para que é indicado o chá de alfazema?

Chá de Alfazema O chá de Alfazema é ótimo para tratar problemas de má digestão, irritações no estômago, enxaquecas, espasmo e asma brônquica e pode ser preparado do seguinte modo: Ingredientes: 1 colher (de sopa) de flores de Alfazema; 1 xícara de água fervente.

Qual o porte da lavanda?

Esta planta pode atingir de 30 cm a 2 m de altura, dependendo da cultivar. Suas pequenas flores podem ser roxas, rosadas ou brancas.

Qual a diferença entre lavanda francesa e lavanda?

A Lavanda francesa de nome científico Lavandula angustifolia ou Lavandula officinalis, é o mais consumido no mundo, tem ação direta no sistema nervoso, proporcionando melhora no sono e ação relaxante. ... A Lavanda brasileira de nome científico Lavandula dentata, não tem efeito sedativo, e sim efeito estimulante.

Qual o melhor tipo de lavanda?

Como escolher minha muda de Lavanda? Quais as melhores espécies? As mais bem adaptadas ao Brasil e, portanto, melhores escolhas na hora da compra são a Lavandula Canariensis e a Lavandula Dentata. A Lavandula Angustifolia e a Lavandula Stoechas também são belíssimas opções.

Para que serve lavanda francesa?

O Óleo Essencial Natural de Lavanda Francesa da BioEssência é um excelente cicatrizador e regenerador de tecidos, sendo muito útil em queimaduras, cortes, acnes e picadas de insetos. É o óleo mais usado na aromaterapia por ser versátil. ... É um dos únicos óleos adequados para crianças, aliviando cólicas e infecções.

Para que serve a planta de alfazema?

A alfazema é uma planta medicinal com propriedades calmantes conhecidas por serem aliadas no tratamento de ansiedade, depressão e estresse. Além do chá de alfazema, a erva também pode ser utilizada na forma de óleo essencial.

Qual outro nome da lavanda?

As lavandas, também conhecidas como alfazemas em Portugal (e rosmaninho, no sul, por confusão com o alecrim, rosmarinus officinalis) são várias espécies biologicamente diferentes entre si. As alfazemas (Lavandula latifólia) são plantas do género Lavandula, da família Lamiaceae.

Quais os princípios ativos da lavanda?

Na lavanda, destacam-se o Linalol e seus Ésteres. Além de ser o componente químico majoritário no óleo essencial da lavanda, o Linalol é considerado uma das substâncias mais importantes na indústria farmacêutica e de cosméticos, pois possui propriedades calmantes, analgésicas, anti-inflamatórias e ansiolíticas.

Quais os tipos de óleo essencial de lavanda?

A dermatologista ressalta que existem diversos tipos de lavanda e que, no Brasil, encontramos óleos de dois tipos de lavanda: a brasileira (dentata) e a francesa (angustifolia). “Esta última produz o óleo essencial mais ativo. E cada espécie traz um benefício diferente.