:

Onde encontrar grupos de apoio?

Onde encontrar grupos de apoio?

Busque saber se nos postos de saúde da sua cidade, centro de reabilitação ou até mesmo associações que prestam apoio à pessoas que buscam grupos de ajuda. Faculdades também podem oferecer atendimentos individuais ou encontros em grupo.

Como criar um grupo de apoio?

Entre em contato com organizações de caridade na sua cidade e pergunte de qual tipo de ajuda as pessoas na sua comunidade precisam. Participe de reuniões sociais de sua cidade, faça algum trabalho voluntário em hospitais de caridade e peça opinião aos médicos profissionais.

O que é transtorno bipolar abrata?

O Grupo destina-se a pessoas com depressão, transtorno bipolar e familiares, cuja finalidade fundamental é trocar experiências, compartilhar vivências, buscar soluções e se ajudar de forma solidária, por meio de suporte, apoio e conforto uns aos outros.

Como diagnosticar uma pessoa com transtorno bipolar?

O diagnóstico do transtorno bipolar é clinico, baseado no levantamento da história e no relato dos sintomas pelo próprio paciente ou por um amigo ou familiar.

Qual a importância dos grupos de apoio?

Ao oferecer apoio emocional e informações/orientações, grupos de apoio possibilitam a percepção da situação real que estão vivendo, por meio do conhecimento de dados mais concretos sobre o problema e diminuição das fantasias a ele relacionadas, ajudando-os no enfrentamento da crise vivenciada.

Como funcionam os grupos terapêuticos?

A terapia em grupo é um processo terapêutico do qual participam várias pessoas, geralmente, com um problema semelhante. Ela se diferencia da terapia individual pelo fato de a última ter como principal foco o próprio paciente.

Qual a importância do grupo de apoio?

Os grupos de apoio são parte importante no tratamento da dependência química, especialmente quando combinados com outras estratégias terapêuticas. Eles representam um espaço no qual é possível compartilhar a própria história com outras pessoas que vivem situações semelhantes, sem qualquer julgamento.

Como é o cérebro de uma pessoa bipolar?

O Transtorno Bipolar compromete, inicialmente, conexões nervosas e, ao longo da doença, há perda de células e atrofia de regiões específicas do cérebro. A perda de conexões, em neuroquímica, é associada com degeneração.