:

Qual é o certo concerteza ou com certeza?

Qual é o certo concerteza ou com certeza?

A grafia “concerteza” está errada e não existe na língua portuguesa. O modo correto, portanto, é “com certeza”, escrito separado. A expressão é composta por duas palavras: “com” e “certeza”. ... Por sua vez, “certeza” é um substantivo.

Qual advérbio de com certeza?

“Com certeza” é uma locução adverbial utilizada popularmente como expressão entusiástica, sendo formada pela preposição “com” e pelo substantivo “certeza”. Essa locução atua como um advérbio, sugerindo o sentido de “afirmação”, “convicção”.

Tem vírgula depois de com certeza?

Por ser composta de apenas dois vocábulos, a expressão com certeza configura uma locução adverbial de curta extensão. Nesse caso, segundo a Academia Brasileira de Letras, o uso da vírgula é facultativo – independentemente da locução estar ou não deslocada de sua posição natural na frase.

Porque com certeza se escreve separado?

A escrita correta é “com certeza”, sempre separado, pois trata-se de uma locução adverbial formada pela preposição “com” e o substantivo “certeza”; expressão essa que atua nas orações como um advérbio, sugerindo o sentido de convicção.

É errado falar com certeza?

Embora muito usada com intuito enfático, essa expressão é redundante, uma vez que o substantivo certeza já significa convicção e segurança plena e total, indicando indubitabilidade.

Tem vírgula antes e depois de assim?

Dizemos «A Ana indicou que podia vender a caixa, assim como o seu conteúdo» ou «A Ana indicou que podia vender a caixa, assim como, o seu conteúdo»? Obrigada. Não se deve pôr vírgula a seguir à locução conjuntiva assim como, nem a seguir a qualquer outra conjunção.

Quando se usa a expressão a saber?

As expressões «isto é», «ou seja», e também «a saber», empregam-se entre vírgulas, porque, nas condições em que a prezada consulente as apresenta, estão intercaladas: «Fulano de tal, isto é, o Presidente da República, disse que...» Aparece por aí tanto erro no emprego da vírgula!

Qual é o certo comigo ou com migo?

Como escreve: Comigo ou com migo Bom, a forma certa de escrita é comigo, visto que mim é um pronome pessoal oblíquo e não pode ser usado em conjunto com a preposição com sem a contração.

É errado falar pleonasmo?

A palavra pleonasmo vem do grego. Na língua de Platão e Aristóteles, quer dizer superabundância. Em bom português: repetição de uma ideia com palavras diferentes. ... Aí, deixam de ser figuras de linguagem e passam a ser vício.

É errado dizer muito melhor?

3 – bom → melhor [e não "mais bom"] → «muito melhor»; 4 – grande → maior [e não "mais grande"] → «muito maior»*. Por outras palavras, é sempre possível usar o advérbio muito com qualquer forma que os adjetivos tomem no grau comparativo.