:

Quando a guarda alternada é indicada?

Quando a guarda alternada é indicada?

Guarda alternada só é determinada se houver consenso entre os pais | Globo News | G1. Bruna Rinaldi destaca que justiça avalia o que é melhor para a criança. Especialista em Direito de Família tirou dúvidas sobre divórcio.

Quem paga a pensão na guarda alternada?

1.566, IV, do Código Civil, são deveres de ambos os pais o sustento, a guarda e a educação dos filhos. Assim, mesmo na guarda compartilhada, o genitor que não esteja na residência fixada como sendo do filho, deverá pagar pensão, ajudando o outro nos deveres decorrentes do poder familiar.

O que impede a guarda alternada?

Contra a guarda alternada Entende-se que o menor precisa de ponto fixo de apoio, então se ele não mora de forma definitiva nem com o pai e nem a mãe, não existe um ponto de referência a ser seguido. O que pode gerar uma ausência de respeito com os pais, pois não sabe qual de fato é o responsável por ele.

Quando o pai tem direito a guarda alternada?

Atualmente, existem três opções de guarda: – Guarda alternada: o filho mora com os dois pais, alternando entre as duas casas. ... – Guarda unilateral: o filho mora com um dos pais, e o outro tem direito apenas a visitas, não compartilhando das decisões sobre a vida da criança.

Quando o juiz determina guarda alternada?

A guarda alternada não se encontra constituída na legislação brasileira, só será estabelecida quando houver acordo entre os pais, o período em que a criança vai ficar com o guardião irá depender do que... A guarda alternada é uma grande exceção e não é muito utilizada.

Como fica a pensão alimentícia na guarda unilateral?

Pensão: Quando a guarda é unilateral, a pensão alimentícia é paga pelo genitor que não a detém em favor do filho.

O que fazer para ter a guarda alternada?

A guarda alternada acontece quando você e sua esposa se sucedem. Ou seja, alternam o exercício exclusivo das responsabilidades parentais. Entretanto, esse modelo de guarda não está previsto no Código Civil brasileiro. O bem-estar dos seus filhos deve ser prioridade durante o seu divórcio.

É possível guarda alternada?

Atualmente, existem três opções de guarda: – Guarda alternada: o filho mora com os dois pais, alternando entre as duas casas. ... – Guarda unilateral: o filho mora com um dos pais, e o outro tem direito apenas a visitas, não compartilhando das decisões sobre a vida da criança.

Qual a diferença entre guarda alternada dividida é compartilhada?

Na guarda alternada, o filho possui duas residências, permanecendo uma semana com cada um dos pais. “Neste tipo de guarda, no período em que o filho fica com a mãe, ela é a única responsável por ele. ... Já na guarda compartilhada, a criança passa períodos de tempo com a mãe e depois com o pai.

Quando posso pedir a guarda unilateral?

Quando posso requerer a guarda unilateral? Algumas situações que permitem a busca pela guarda unilateral são: maus tratos por parte de um dos genitores; abandono; condições financeiras que impeçam que o individuo consiga garantir o mínimo possível para a criança; alienação parental, etc.

É possível guarda alternada no Brasil?

Saiba o porquê não é aceita pelos tribunais brasileiros. Guarda Alternada é aquela em que os filhos do casal moram, alternadamente, durante determinado período de tempo com o pai e outro com a mãe. ... Por isso mesmo tal espécie de guarda não tem sido aceita pelos tribunais brasileiros.

Quem decide a guarda?

Quem decide com quem fica a guarda do filho menor é o juiz e ele toma essa decisão pensando em alguns critérios como: afeto nas relações com genitor e com o grupo familiar, saúde e segurança e educação.

Como é a guarda unilateral?

Entende-se por guarda unilateral aquela atribuída a um só dos genitores ou a quem o substitua, o detentor da guarda fica com a responsabilidade exclusiva de decidir sobre a vida da criança, restando ao outro apenas supervisionar tais atribuições.

Quando aplicar a guarda unilateral?

A guarda unilateral será atribuída ao genitor que revelar melhores condições para exercê-la, e para tanto, irá analisar a presença de algumas situações específicas, como por exemplo, se há caso de maus tratos por parte de um dos seus genitores, a ausência de condições físicas ou financeiras para se criar uma criança ...

Quem tem direito a guarda alternada?

Guarda alternada: o filho mora com os dois pais, alternando entre as duas casas. Ambos convivem com o menor e compartilham das decisões sobre a vida da criança. ... – Guarda unilateral: o filho mora com um dos pais, e o outro tem direito apenas a visitas, não compartilhando das decisões sobre a vida da criança.

Quais as principais diferenças entre a guarda alternada e a compartilhada?

O objetivo deste modelo é que os pais obtenham o exercício comum da guarda, sendo perfeitamente possível que a criança possua uma residência fixa, enquanto na guarda alternada ela faz um revezamento entre as residências dos pais.