:

Como era o Rio de Janeiro no final do século XIX?

Como era o Rio de Janeiro no final do século XIX?

A cidade havia crescido bastante, no final do século XIX, contava com 800.000 habitantes e os problemas sanitários, de emprego, habitacionais e as constantes epidemias de varíola, tuberculose e febre amarela castigavam a então capital do Brasil.

Como era a geografia da cidade do Rio de Janeiro no século XIX?

De acordo com o historiador Delgado de Carvalho, transformações haviam acontecido e a malha urbana estendia-se “entre o Rio Comprido e o Rio das Laranjeiras e contava apenas 46 ruas e 19 largos. Quatro travessas e seis becos completavam o seu perfil urbano”. ... Esse era o espaço urbano a se tornar cenário real que D.

Por que a cidade do Rio de Janeiro era um importante centro de atração de imigrantes?

Além do comércio, o setor produtivo que oferecia numerosos postos de trabalho no Rio de Janeiro era o de serviços. E essa também foi uma área ocupada grandemente por imigrantes portugueses.

Como era a cidade do Rio de Janeiro no começo do século 20?

No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro enfrentava sérios problemas sociais. Epidemias de doenças como a febre amarela assolavam os cortiços imundos da região central. O saneamento básico era precário e a população concentrava-se no Centro da cidade em condições precárias de higiene.

O que aconteceu na metade do século 19 nas cidades do Rio de Janeiro?

Na primeira metade do século XIX a escravidão no Rio de Janeiro estava no seu auge. O aumento do tráfico era impulsionado pelo aumento do movimento comercial pelo qual passava a cidade naquele momento, aliado à mentalidade escravista reinante na sociedade colonial, que desprezava toda forma de trabalho manual.