:

O que é a mancomunhão?

O que é a mancomunhão?

Quer-se com isso dizer que, na prática, cada um dos consortes é dono do todo, não podendo, sozinhos, alienar ou gravar direitos sobre o bem. A mancomunhão ocorre, sobre bens imóveis adquiridos na constância conjugal, apenas nos regimes de comunhão universal de bens e comunhão parcial.

Qual a diferença entre mancomunhão e condomínio?

Ao contrário do estado condominial, na mancomunhão não somente o bem é indivisível, mas também o direito à propriedade e posse do imóvel o é, sendo impossível a determinação quantitativa ou percentual da propriedade de cada um dos cônjuges.

Quem faz uso exclusivo de imóvel deve indenizar?

INDENIZAÇÃO PELO USO EXCLUSIVO DE IMÓVEL DE PROPRIEDADE COMUM DOS EX-CÔNJUGES AINDA NÃO PARTILHADO FORMALMENTE. ... Na hipótese dos autos, tornado certo pela sentença o quinhão que cabe a cada um dos ex-cônjuges, aquele que utiliza exclusivamente o bem comum deve indenizar o outro, proporcionalmente.

É devido o pagamento de aluguel por uso de bem comum a Ex-companheira?

É devido o pagamento de aluguel à ex-companheira por uso de bem comum pelo ex-companheiro? Sim. É lícito o arbitramento de aluguel em favor de ex-mulher não detentora da posse de bem comum, enquanto o outro companheiro permanecer utilizando o bem exclusivamente.

O que é bem em condomínio?

A propriedade comum de bens que não podem ou que não foram fisicamente divididos é chamada de condomínio. Trata-se de uma situação bastante comum no direito, especialmente quando falamos de bens imóveis. O maior problema é quando os coproprietários discordam da destinação e do uso dos bens.

O que é a meação?

Meação é o termo que designa a metade ideal do patrimônio comum do casal, a que faz jus cada um dos cônjuges. No regime da comunhão universal de bens, todos os bens se comunicam, tanto os adquiridos anteriormente como os posteriormente ao casamento, salvo cláusulas restritivas.

O que é condomínio entre cônjuges?

Quando efetuada a partilha dos bens do casal forma-se entre eles um condomínio que perdurará até a venda do patrimônio e partilha dos valores. Sendo vedado que qualquer deles proíba o outro de exercer o seu direito sobre o patrimônio. ...

Como fica o imóvel na separação?

O regime de separação total de bens faz jus ao nome: em caso de divórcio, os bens (móveis e imóveis) são individuais. ... A partir do momento que se estabelece o divórcio em um casamento com separação total de bens com filhos, cada ente da relação tem direito a manter aquilo que já era de sua posse anteriormente.

Sou obrigado a pagar aluguel para Ex-mulher?

Não é possível cobrar aluguel do ex-cônjuge que mora em imóvel comprado durante o casamento, e submetido à partilha no divórcio, com um ou mais filhos do ex-casal. Assim entendeu a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que rejeitou o recurso de uma mulher que buscava o arbitramento de aluguéis contra o ex-marido.

O que é ação de arbitramento de aluguel?

Da mesma forma, o arbitramento de aluguel, bem como o ressarcimento pelo uso exclusivo de bem integrante do patrimônio comum do casal, somente é possível nas hipóteses em que, decretada a separação ou o divórcio, bem como efetuada a partilha, um dos cônjuges permaneça residindo no imóvel.”

O que é a extinção de condomínio?

Para extinguir o condomínio de proprietários, é necessário transformar o imóvel em algo divisível, especificamente, em dinheiro. A transformação do imóvel em dinheiro se dá através de uma ação judicial chamada “Extinção de Condomínio”, tecnicamente conhecida como “Alienação Judicial de Coisa Co-mum Indivisível”.

O que é condomínio entre herdeiros?

Nos termos do Código Civil a herança é deferida aos herdeiros logo após o falecimento, formando-se um condomínio entre os herdeiros, conforme se infere da redação dos artigos 1.784 e 1.791: Art. 1.784. Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários.

Qual a diferença entre herança e meação?

Primeiramente vamos falar sobre a meação, esta é a parte que cada cônjuge ou companheiro tem direito quando é feito o divórcio ou a dissolução da união estável. Já a herança, é o conjunto de bens a que o herdeiro tem direito quando uma pessoa morre.

Como funciona a meação?

A meação é a metade que já pertence ao cônjuge, em razão do regime de bens, por isso falamos que o cônjuge sobrevivente não herda, mas fica com metade que já lhe pertencia em consequência do regime de bens.

Como funciona a ação de extinção de condomínio?

A extinção do condomínio é uma ação que ocorre quando os proprietários de um bem decidem desmembrá-lo, normalmente, porque querem vendê-lo. Em alguns casos, o imóvel pode ter um, dois, três ou mais proprietários. Assim, nesses casos, ocorre o condomínio de proprietários.

Quais meus direitos na separação?

Quero me separar quais são os meus direitos?
  • Direito ao nome de solteiro. Quem tem direito a assinar novamente como solteiro é tanto o homem quanto a mulher. ...
  • Direito à metade dos bens do casal. O Código Civil (essa é a lei civil do Brasil – lei n. ...
  • Direito à pensão alimentícia. ...
  • Direito à Guarda dos filhos.

Quem sai do imóvel na separação?

Apenas depois de finalizado o divórcio é que ela poderá requerer a saída do ex-marido do imóvel. Entretanto, caso o imóvel pertença a ambos os cônjuges nenhum deles é obrigado a sair da casa sem uma ordem judicial. Porém, é normal vermos um dos cônjuges, muitas vezes o marido, sair por vontade própria.

O que fazer quando um dos herdeiros não quer vender a casa?

Quando há discordância quanto a venda do imóvel, caso um ou mais herdeiros se recusem a vendê-lo, a lei estabelece que os interessados na venda poderão fazê-lo por meio de decisão judicial. Neste caso, o (s) interessado (s) na venda devem notificar o herdeiro que se recusa a vendê-lo sobre a intenção de venda.