:

Quanto tempo devo guardar as contas pagas?

Quanto tempo devo guardar as contas pagas?

folhas de pagamento e sistemas dados trabalhistas e previdenciários devem ser mantidos por dez anos; documentos comprobatórios para a aposentadoria, junto ao INSS, devem ser arquivadas por 20 anos; FGTS, GFIP e GRFC devem ser mantidos por 30 anos.

Quanto tempo devo guardar as contas de água e luz?

cinco anos Contas de consumo, que são as de água, luz, gás e telefone, por exemplo, podem ser descartadas assim que o consumidor receber a declaração anual de quitação de débito. Essa, por sua vez, deve ser mantida por cinco anos”, explica Pablo Nemirovsky, superintendente de serviços ao consumidor.

Quais documentos guardar e por quanto tempo?

COMPROVANTES DE PAGAMENTO o Tributos: Documentos como o comprovante de pagamento de IPTU, IPVA, DARFS, etc, devem ser limpos por 5 anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento. o Contas de Água, Luz, Telefone e Gas também devem ser mantidas por 5 anos, pois também são considerados taxas.

Quantos anos pode jogar as contas fora?

"O prazo mais comum de prescrição de dívidas é de cinco anos, conforme o Código Civil. Mas existem comprovantes que devem ser mantidos por mais tempo, como os de imóvel financiado", informa Rascovit.

Onde guardar contas pagas Feng Shui?

De acordo com o Feng Shui, o melhor lugar para contas a pagar é no escritório e nunca no quarto. Quando nos referimos às áreas da casa, a mais indicada é a SO, que se localiza entre sul e oeste e corresponde a Amigos e Viagens.

Quanto tempo devo guardar comprovante de IPTU?

cinco anos Recibos de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) deverão ser guardados por cinco anos, segundo o Código Tributário Nacional.

Como jogar fora contas antigas?

Coloque os documentos em uma grande lata de lixo. Use uma lata que seja alta e larga o suficiente para caber todos os documentos e líquidos que você vai descartar. Similarmente, o material deve ser forte o suficiente para que não se deteriore ao entrar em contato com o alvejante e a água.

Quais documentos e por quanto tempo uma empresa deve mantê los arquivado?

No entanto, em alguns casos é necessário armazenar os documentos trabalhistas por dez anos – como a folha de pagamento e o registro eletrônico –, além da recomendação de se arquivar os documentos relativos ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por 30 anos.

Quanto tempo temos que guardar documentos de funcionários?

10 anos Os principais documentos de uma empresa devem ser guardados corretamente, principalmente, os relativos ao setor de RH, tributários, trabalhistas, contábeis e guias de recolhimento. Dependendo da situação, é recomentado armazenar documentos trabalhistas por 10 anos, como a folha de pagamento e o registro eletrônico.

Pode jogar fora RG antigo?

Documentos com fotos antigas ou danificados devem ser substituídos | Jornal Hoje | G1. A função de todos os documentos é identificar. Por isso, se a foto for antiga ou o papel estiver em mau estado, eles podem não ser aceitos em bancos, empresas ou órgãos públicos.

Quanto tempo se deve guardar IPTU?

cinco anos Recibos de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) deverão ser guardados por cinco anos, segundo o Código Tributário Nacional.

Qual cor de pasta para guardar contas pagas?

PASTA VERMELHA As contas a pagar devem ser guardadas em PASTA VERMELHA. O vermelho simboliza o sucesso financeiro alcançado para pagar as contas. ATENÇÃO: nunca colocar as contas a pagar dentro de uma agenda. As agendas são progressivas.

Como organizar contas pagas e documentos Feng Shui?

- As contas a pagar ficam no na agenda ou numa pasta sobre a mesa do escritório - do lado direito da mesa que é guá dos amigos (melhor guá para colocar contas a pagar ou pagas). E com avisos na agenda do computador e celular para não esquecer de pagar. - Documentos e certificados de cursos ficam em pastas.

Quanto tempo devo guardar comprovante de IPVA?

5 anos Comprovantes de Imposto de Renda, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e seus respectivos Documentos de Arrecadação devem ser guardados pelos 5 anos subseqüentes ao da cobrança. Ou seja, por 6 anos, segundo o Código Tributário Nacional, Lei 5.172/66, art.

Precisa guardar CRLV antigo?

CRLV, DPVAT Os documentos relativos ao licenciamento do veículo e pagamento obrigatório do seguro devem ser armazenados por até um ano, período em que será necessário renová-los, não sendo mais obrigatório, portanto, manter uma documentação antiga.

Como descartar contas antigas?

Portanto, jamais descarte documentos diretamente no lixo sem antes torná-los ilegíveis. Primeiramente utilize um triturador de papel para triturar o documento, após isso, como grande parte dos documentos são feitos à base de papel, destine-os corretamente para a reciclagem.

Quais documentos devem ser guardados por 10 anos?

10 (DEZ) ANOS – Folha de pagamento e sistemas eletrônicos de dados trabalhistas e previdenciários. 20 (VINTE) ANOS – Instruímos manter arquivado por este período os documentos comprobatórios para sua aposentadoria junto ao INSS. 30 (TRINTA) ANOS – Para empresas deve-se arquivar por este período o FGTS, GFIP e GRFC.

O que fazer com RG antigo?

Depois é preciso renovar para que ele continue sendo utilizado. Com o RG vencido, você pode ser barrado na hora de fazer outros documentos, se inscrever em concursos públicos, fazer cadastros em site, etc. Portanto, é bom ficar esperto e saber o que é preciso para validar sua identidade.

O que acontece quando o RG está vencido?

Embora a lei determine que a Carteira de Identidade não tenha prazo de validade determinado no país, na prática vários órgãos passaram a exigir data de emissão de até dez anos, para combater fraudes.

Quanto tempo guardar a declaração de imposto de renda?

cinco anos A recomendação padrão é que os comprovantes sejam mantidos em segurança por pelo menos cinco anos, cumprindo o prazo técnico legal para contestação, contando a partir do ano seguinte ao do processamento da declaração.