:

O que é o coqueamento retardado?

O que é o coqueamento retardado?

O processo de Coqueamento Retardado consiste num processo de conversão térmica o qual processa diversas cargas pesadas como resíduo de vácuo, resíduo asfáltico, resíduo atmosférico, ou óleo decantado da unidade de FCC, e que quando aquecidas acima da temperatura de craqueamento, ocorrem diversas reações que geram ...

Por que coqueamento retardado?

O coque retardado é uma variação do processo do coque tradicional, no qual o carvão é convertido em um subproduto chamado coque. ... O processo do coque retardado é mais vantajoso em relação ao tradicional, pois a produção é mais refinada, gerando menos desperdício, e pode ser considerado uma forma de reciclagem.

O que é coque verde de petróleo?

O coque verde de petróleo é um produto obtido do processamento de frações líquidas em Unidades de Coqueamento Retardado (UCR). ... Nossas refinarias produzem dois tipos de coque verde, diferenciados por grau anodo ou grau siderúrgico.

Em qual objetivo do refino se enquadra a produção de nafta?

O objetivo é a redução da viscosidade de um resíduo, que será usado como óleo combustível, por meio da quebra de suas moléculas mais pesadas, através da ação térmica.

O que é Desasfaltação?

O processo de desasfaltação à propano líquido permite a extração e recuperação de frações oleosas que podem ser utilizadas na produção de compostos mais nobres. ... O solvente usado na extração é o propano ou uma mistura de hidrocarbonetos de baixa massa molar (propano e butano).

Como é realizado o processo de coqueamento?

O coque é obtido pelo processo de "coqueificação", que consiste, em princípio, no aquecimento do carvão mineral a altas temperaturas, em câmaras hermeticamente fechadas (exceto para saída de gases). ... A qualidade do coque depende muito do carvão mineral do qual se origina, principalmente do seu teor de impurezas.

O que é craqueamento e alquilação?

Em geologia do petróleo, química e petroquímica, craqueamento (termo originado do termo inglês cracking, rompimento, fratura, quebra, divisão) é como se denominam vários processos químicos na indústria pelos quais moléculas orgânicas complexas como querogênios ou hidrocarbonetos são quebradas em moléculas mais simples ...

Para que serve o coque de petróleo?

Além da utilização na liga de ferro-gusa, devido à escassez do carvão vegetal, o coque de petróleo pode ser usado em várias outras formas possíveis, tais como: abrasivos, pastilhas de freios automotivos, sapatas ferroviárias, alimentação de fornos refratários, pigmentos (como para a colorização de vidros), fabricação ...

O que significa petcoke?

O coque verde de petróleo (CVP), do inglês petcoke ou green coke, é um combustível sólido obtido do processamento de frações do petróleo nas unidades de coqueamento retardado (UCR). O CVP é poroso, de cor negra e geralmente se apresenta na forma de grânulos, sendo muitas vezes semelhante ao carvão mineral.

Qual é o principal objetivo dos processos de refino?

O objetivo do refino é transformar o petróleo, uma mistura complexa de hidrocarbonetos com diferentes propriedades físicas e químicas, em frações mais simples e com grande utilidade.

Como ocorre o refino do petróleo?

O refino do petróleo consiste, basicamente, na separação das suas moléculas através do aumento da temperatura a que é submetido. Esse processo elimina ou pelo menos diminui a quantidade de impurezas, devendo ser executado, esse procedimento, dentro de rígidas normas técnicas de qualidade e segurança.

O que significa o termo cracking e qual a sua utilidade?

O cracking, também denominado por cracagem, consiste na transformação de óleos pesados em óleos leves por meio de processos químicos para elevar o rendimento em gasolina durante a transformação do petróleo.

Quais são os principais produtos do processo de Desasfaltação do petróleo?

A carga que alimenta a unidade de desasfaltação é conhecida como resíduo de vácuo (RV), rica em compostos asfaltênicos, na qual ainda existem compostos oleosos. O solvente usado na extração é o propano ou uma mistura de hidrocarbonetos de baixa massa molar (propano e butano).

Como funciona o processo de coqueria?

A Coqueria é uma sequência de fornos verticais e estreitos, um ao lado do outro. Nestes fornos, nossa matéria-prima, o carvão, é queimado por quase um dia inteiro, depois resfriado e transformado em pedras porosas com aproximadamente 85% de carbono. Depois de passar pela coqueria, o carvão recebe o nome de coque.

Onde o carvão é formado e como é utilizado?

É um combustível fóssil formado por raízes, troncos, folhas e galhos de árvores, que têm aproximadamente 250 milhões de anos, das regiões sedimentares. Hoje o carvão mineral é bastante usado para produzir energia elétrica em usinas termelétricas e como matéria-prima para fabricar aço nas siderúrgicas. ...

Qual é o objetivo da operação de craqueamento?

Craqueamento térmico é usado atualmente para "melhorar" frações pesadas ("upgrading" "visbreaking"), ou para a produção de frações leves ou destilados, combustível de queimadores e/ou coque de petróleo.

O que é craqueamento catalítico e onde é utilizado este procedimento?

O craqueamento catalítico é um processo de conversão que consiste na quebra de ligações através do fornecimento de energia térmica e ação do catalisador. Pode ser aplicado a uma variedade de matérias primas que vão desde o gasóleo, óleo pesado, triacilglicerídeos e outros.

Qual é a função do coque?

O coque metalúrgico, produto da coqueificação, desempenha três funções principais no alto-forno: fornecimento de calor, gerar calor queimando na ponta das ventaneiras (papel térmico); fornecimento de gás redutor, fonte de carbono que provoca redução direta e indireta do minério de ferro (papel químico); fornecimento de ...

Para que é utilizado o coque?

O coque é um tipo de combustível derivado da hulha (carvão betuminoso). ... O coque obtém-se do aquecimento da hulha (ou carvão betuminoso), sem combustão, num recipiente fechado (calcinação). Pode ser utilizado na produção de ferro-gusa (alto-forno), sendo adicionado junto com a carga metálica.

Para que serve o petcoke?

O Coque de petróleo, do inglês “petcoke” é o produto sólido resultante da destilação do petróleo, obtido a partir do craqueamento das frações residuais pesadas. ... É utilizado como combustível sólido e em alguns processos como agente redutor.