:

O que é ocitocina e qual sua função?

O que é ocitocina e qual sua função?

Ocitocina, também chamada de "hormônio do amor", tem papel importante na criação de vínculo e no relaxamento. Ocitocina, oxitocina, ou “hormônio do amor”, é um neurotransmissor natural produzido pelo hipotálamo no cérebro. Ele é expelido principalmente durante o parto, sexo e amamentação.

Qual a fórmula molecular da ocitocina?

Ocitocina
Ocitocina Alerta sobre risco à saúde
SMILES[Expandir]
Propriedades
Fórmula químicaC43H66N12O12S2
Massa molar1007.12 g mol-1

Qual a função molecular da ocitocina?

A ocitocina ou oxitocina é um hormônio peptídico, produzido no hipotálamo, armazenado e liberado na neurohipófise (hipófise posterior). Suas funções mais conhecidas são o estímulo da contração uterina no parto e a ejeção do leite na lactação.

Qual a função da ocitocina no organismo?

A ocitocina é o principal hormônio responsável pelo parto em mamíferos. É ela quem promove as contrações uterinas, que provocam a dilatação do colo uterino e a descida do bebê no canal da pelve feminina. Mas a ocitocina é muito mais que o hormônio do parto.

Quando se libera oxitocina?

A ocitocina é liberada durante o orgasmo, tanto feminino quanto masculino. Na mulher promove contrações uterinas e no homem contração dos ductos seminíferos e ejeção do sêmen. A ocitocina é o hormônio do prazer.

Qual é o mecanismo de ação da ocitocina?

A Ocitocina estimula o músculo liso do útero com maior potência no final da gravidez, durante o trabalho de parto e imediatamente após o parto. Nestes momentos, os receptores de Ocitocina no miométrio são aumentados. Os receptores de Ocitocina são acoplados à proteína G.

Como usar o hormônio do amor?

Nos relacionamentos amorosos, a liberação de ocitocina é estimulada através do contato físico, olhares, beijos, abraços e carinhos. Esse aumento da presença do hormônio do amor no organismo eleva as sensações de bem-estar e felicidade.

Quanto tempo leva para a ocitocina faz efeito?

Quando administrada por via intravenosa ou intramuscular para a prevenção ou tratamento da hemorragia pós-parto, Ocitocina age rapidamente, com um período de latência inferior a 1 minuto por injeção intravenosa, e de 2 a 4 minutos por via intramuscular.

Como a ocitocina age no corpo?

Ela age estimulando as contrações uterinas de forma regulada e abrindo o colo do útero, para facilitar a passagem do bebê pelo canal vaginal. Após o nascimento do bebê, a ocitocina continua agindo no organismo da mulher, nas contrações uterinas, para diminuir a hemorragia.

O que diminui a ocitocina?

Estresse, pensamentos negativos, medo, ansiedade e sintomas relacionados a depressão diminuem o nível desse hormônio no organismo e, consequentemente, seus efeitos relacionados ao afeto e sociabilidade.