:

O que precisa para fazer o Teste do Pezinho?

O que precisa para fazer o Teste do Pezinho?

O exame é feito através de uma pequena picada no calcanhar do bebê. O furo é praticamente indolor e o sangue é coletado rapidamente. O calcanhar é o local escolhido por ser uma região com muitos vasos sanguíneos.

Como deve ser feita a coleta do Teste do Pezinho?

Segurando o e o tornozelo da criança, envolvendo com o dedo indicador e o polegar todo o calcanhar, de forma a imobilizar, mas evitando prender a circulação. A punção só deverá ser realizada após a assepsia e secagem completa do álcool(1).

Como é o papel do Teste do Pezinho?

O exame é feito nesse local porque nele estão presentes muitos vasos sanguíneos, o que facilita o acesso ao sangue. O teste ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, mas que não apresentam sintomas detectáveis.

Qual o procedimento para coleta de exames em filtro do teste do pezinho?

Esperar o álcool secar completamente; Segurar o calcanhar e realizar a punção com uma lanceta apropriada descartável (não utilizar agulha); Remover a primeira gota com o auxílio de um algodão ou gaze, e então proceder o preenchimento completo dos círculos do papel filtro.

Quando o teste do pezinho deve ser coletado?

Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento. Isto porque qualquer pessoa pode ter um filho portador da doença, mesmo que nunca tenha aparecido um caso na família.

Quais doenças O teste do pezinho mostra?

O exame, feito por meio da coleta de gotas de sangue dos pés de recém-nascidos, atualmente engloba apenas seis doenças. As seis doenças abrangidas atualmente são: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

Qual o prazo máximo para realizar o teste do pezinho?

Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento.

Quantos dias demora o resultado do exame do pezinho?

O tempo de espera para receber o resultado do teste do pezinho irá depender da Instituição de saúde em que ele foi realizado, mas, em geral, podem levar de 7 a 30 dias para receber os resultados.

O que pode alterar o teste do pezinho?

O teste do pezinho promove o diagnóstico de diversas doenças, no entanto as principais são hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme e fibrose cística, já que podem trazer complicações para o bebê ainda no primeiro ano de vida caso não sejam identificados e tratadas.

Qual o profissional que realiza o teste do pezinho?

"O profissional designado como responsável pela coleta, geralmente é um profissional de enfermagem (enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem), cuja atividade é regulamentada por legislação específica".

Como é feito o primeiro controle de qualidade da amostra coletada do teste do pezinho?

É necessário que o sangue atravesse (seja absorvido) pela camada do papel-filtro até que todo o círculo esteja preenchido com sangue de forma homogênea. Fazer a verificação imediata da qualidade da amostra coletada, levantando o papel-filtro acima de sua cabeça e observando-a contra a luz.

Quantas doenças O teste do pezinho detecta?

O exame, feito por meio da coleta de gotas de sangue dos pés de recém-nascidos, atualmente engloba apenas seis doenças. As seis doenças abrangidas atualmente são: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.