:

Quem foi Gilles Deleuze biografia?

Quem foi Gilles Deleuze biografia?

Gilles Deleuze () - É um dos mais influentes pensadores franceses contemporâneos, ao lado de Michel Foucault (). Seus escritos iniciais estão ligados à história da filosofia. No final dos anos 60, com a publicação de "Lógica do Sentido" (Ed. Perspectiva) e "Diferença e Repetição" (Ed.

Como o filósofo francês Gilles Deleuze descreve a filosofia?

Em primeiro lugar, Deleuze diz-nos que a criação depende de uma idéia. Os criadores criam, antes de mais nada, idéias. De um cineasta a um matemático, passando por um filósofo, é de idéias que tratam suas criações. ... A tarefa da filosofia é, antes de mais nada, criar conceitos.

Qual a linha de pensamento de Deleuze?

Um dos principais objetivos da filosofia de Gilles Deleuze foi restituir ao pensamento sua potência criadora, que se encontrava sufocada pela hegemonia da perspectiva representacional.

Quais filósofos foram classificados por Gilles Deleuze para distinguir os campos da filosofia?

O mais importante talvez seja saber de quais filósofos ele parte. Sem compreender um pouco a obra destes pensadores, a filosofia de Deleuze se torna ainda mais incompreensível e obscura. Nietzsche, Espinosa e Bergson são seus principais aliados e o mínimo de conhecimento dos seus conceitos é necessário.

O que Gilles Deleuze escreveu?

Obras. Deleuze publicou estudos sobre pensadores como Nietzsche, Kant e Spinoza. Entre suas obras principais estão Nietzsche et la philosophie (1962); Proust et les signes (1964); Logique du sens (1969) Spinoza (1970); Foucault (1986); e Critique et clinique (1993).

Quais as contribuicoes do filósofo Gilles Deleuze?

As contribuições do pensamento de Deleuze (DELEUZE, 1998). O objetivo de Deleuze é sempre contrapor um espaço do pensamento sem imagem, “intempestivo”, que é pluralista, heterodoxo, ontológico, ético, trágico, ao espaço da imagem do pensamento que é dogmático, ortodoxo, metafísico, moral, racional.

O que é filosofia Deleuze e Guattari resumo?

A filosofia é vista por Deleuze e Guattari como uma atividade inventiva que concerne principalmente em duas ações: traçar um plano de imanência e criar conceitos através dos personagens conceituais.

O que é filosofia para Deleuze e Guattari?

Para Deleuze e Guattari (2010) a função da filosofia é criar conceitos sempre novos e a competência do filósofo se traduz por uma criação de conceitos, e por ser bom em conceitos, é ele que sabe quais conceitos são viáveis e consistentes.

O que afirma o filósofo Gilles Deleuze?

Gilles Deleuze (Paris, 18 de janeiro de 1925 — Paris, 4 de novembro de 1995) foi um filósofo francês....
Gilles Deleuze
Movimento estéticomaterialismo, pós-estruturalismo, metafísica, filosofia ocidental, filosofia continental
Religiãoateísmo

Quais as contribuições do filósofo Gilles Deleuze?

As contribuições do pensamento de Deleuze O objetivo de Deleuze é sempre contrapor um espaço do pensamento sem imagem, “intempestivo”, que é pluralista, heterodoxo, ontológico, ético, trágico, ao espaço da imagem do pensamento que é dogmático, ortodoxo, metafísico, moral, racional.

Como o filósofo Gilles Deleuze caracteriza o ato de escrever?

A arte de escrever é uma tentativa de libertar a vida daquilo que a aprisiona, é a possibilidade de construir saídas das prisões existenciais, é também um liberar novas potências de agir, pois, para Deleuze, a criação artística e literária é o ato de tornar visível o invisível, tornar pensável o impensável.

O que é a filosofia Deleuze?

É a disciplina que consiste em criar conceitos. O filósofo é o artesão a quem compete a criação dos conceitos e a filosofia é a sua profissão, seu métier. Esta é, em suma, a resposta deleuziana: “a questão da filosofia é o ponto singular onde o conceito e a criação se remetem um ao outro”.

Por que Deleuze se matou?

Paulo - Deleuze se suicida aos 70 anos em Paris - . O filósofo francês Gilles Deleuze suicidou-se sábado em Paris. Deleuze, que tinha 70 anos, jogou-se da janela de seu apartamento, na capital francesa. O filósofo sofria havia vários anos de uma grave insuficiência respiratória.

Qual o conceito dado por Gilles e Félix Guattari a filosofia?

A filosofia é vista por Deleuze e Guattari como uma atividade inventiva que concerne principalmente em duas ações: traçar um plano de imanência e criar conceitos através dos personagens conceituais.

O que é a filosofia resenha crítica Deleuze?

É a disciplina que consiste em criar conceitos. O filósofo é o artesão a quem compete a criação dos conceitos e a filosofia é a sua profissão, seu métier. Esta é, em suma, a resposta deleuziana: “a questão da filosofia é o ponto singular onde o conceito e a criação se remetem um ao outro”.

O que é um conceito para Deleuze?

Deleuze considera o conceito como o contorno, a configuração, a constelação de um acontecimento por vir (...) É, evidentemente, um conhecimento, mas conhecimento de si, e o que ele conhece, é o puro acontecimento que não se confunde com o estado de coisas nas quais se encarna.

O que é a filosofia Deleuze e Guattari resenha?

A partir da questão - O que é a filosofia? -, Deleuze e Guattari esclarecem as condições, as incógnitas e os requisitos subjacentes à sua elaboração. ... "A filosofia faz surgir os acontecimentos com seus conceitos, a arte ergue os monumentos com as sensações e a ciência constrói os estados de coisas com suas funções."

O que é filosofia Deleuze ano de publicação?

Em 1991, Gilles Deleuze escreveu, em conjunto com Félix Guattari, seu último livro. ... O que é a Filosofia é o livro em que Deleuze pretende, tal qual máquina, combinar todas as suas peças “para enviar ao porvir um traço que atravesse as eras…“.

O que é o devir para Deleuze?

Para Deleuze e Guattari, o devir é o conteúdo próprio do desejo, de modo que desejar é passar por devires. De maneira simplificada, pode-se dizer que Deleuze coloca o devir, e não o ser, como o que constitui a realidade, visto que a realização depende do desejo e da transformação.

O que é uma ideia Deleuze?

Pensar é produzir idéias. A noção de "idéia" para Deleuze, contudo não é, obviamente, a mesma no sentido platônico ou do pensamento da representação. ... Em primeiro lugar, Deleuze diz-nos que a criação depende de uma idéia. Os criadores criam, antes de mais nada, idéias.