:

O que é um mapa Potenciometrico?

O que é um mapa Potenciometrico?

O mapa potenciométrico é sem dúvida a principal ferramenta que o hidrogeólogo tem para estudar o fluxo de água subterrânea. Embora seja simples na sua confecção, pois, é necessário apenas conhecer a cota da superfície do terreno e a medida do nível estático do aqüífero em diversos pontos.

Como determinar o fluxo de água subterrânea?

O fluxo da água subterrânea foi identificado a partir das diferenças de carga hidráulica do aqüífero e da localização das drenagens. Na avaliação do regime de descarga dos aqüíferos foi considerado o tempo de renovação das águas, o tipo de solo e cobertura vegetal e ainda a geologia de cada sub-bacia.

Como o fluxo de água subterrânea abastece o Rio?

Desse modo, a água evapora-se dos mares, rios e lagos e transpira da vegetação, formando as nuvens, que precipitam-se sob a forma de chuvas. Ao atingir o solo, parte da água das chuvas infiltra-se, abastecendo os aqüíferos, enquanto outra parte escoa para os rios, lagos e mares, onde recomeça o ciclo.

Qual a porcentagem de água subterrânea?

Do total da água disponível na Terra, 2,5% é agua doce. Desta percentagem cerca de 30% é água subterrânea e somente 0,3% é água que ocorre em rios e lagos.

Como a água se move no subsolo?

Ao juntar-se à massa de água subterrânea, a água infiltrada move-se pelos poros do material do subsolo, podendo reaparecer na superfície, em nível inferior ao que penetrou no lençol aquífero. ... Assim, aquífero é uma unidade geológica saturada que fornece água a poços e nascentes.

Como a água subterrânea se distribui no solo?

Durante a infiltração, uma parcela da água sob a ação da força de adesão ou de capilaridade fica retida nas regiões mais próximas da superfície do solo, constituindo a zona não saturada. Outra parcela, sob a ação da gravidade, atinge as zonas mais profundas do subsolo, constituindo a zona saturada (figura 2.1).

Quais são os dois níveis do solo nos quais a água subterrânea encontrada?

As águas subterrâneas são identificadas de duas formas, a primeira chamada de zona não-saturada onde a água se encontra espalhada entre ar, solo e rochas. A segunda é denominada de zona saturada, nesse caso a água se encontra armazenada em grande quantidade, formando uma espécie de rio subterrâneo.

O que é explotação de água subterrânea?

A explotação da água subterrânea pode ser considerada demasiada quando provoca danos ao meio ambiente ou para o próprio recurso, como aumento nos custos de bombeamento, escassez de água, indução de água contaminada e problemas geotécnicos de subsidência.

Como a água se move pelo ciclo hidrológico?

O Sol, que aciona o ciclo da água, aquece a água, que evapora para o ar. ... O vapor sobe no ar onde temperaturas mais baixas fazem com que ele se condense em nuvens. As correntes de ar movem as nuvens ao redor do globo, e as partículas de água colidem e caem do céu como precipitação ou chuva.

Como a água se movimenta em subsuperfície?

Essa zona é a superfície de contato entre a zona de saturação, onde a água em sub-superfície é acumulada, e a zona de aeração, onde o excedente de água, ainda em superfície, se movimenta devido à gravidade.

Onde podemos encontrar a água subterrânea?

Ela se encontra em córregos, rios e lagos constituindo os recursos hídricos superficiais, assim como nos interstícios do solo e subsolo, formando os recursos hídricos subterrâneos. Estes últimos representam cerca de 97% do total de água doce existente no planeta Terra.

Como são classificadas as águas subterrâneas?

As águas subterrâneas são identificadas em dois tipos: o freático e o artesiano. O mundo enfrenta grandes problemas relacionados à escassez de água.

Qual é o nome das reservas de água encontradas no subsolo?

Em geologia considera-se água subterrânea toda aquela água que ocupa todos os espaços vazios de uma formação geológica, os chamados aquíferos.

Qual a diferença entre aquíferos e águas subterrâneas?

A água subterrânea é a parcela da água que permanece no subsolo, onde flui lentamente até descarregar em corpos de água de superfície, ser interceptada por raízes de plantas ou ser extraída em poços. ... As águas subterrâneas estão contidas nos solos e formações geológicas permeáveis denominadas aqüíferos.

Como a água se movimenta?

A água se movimenta na natureza de forma constante nos mais diversos ambientes. As principais forças que dão origem ao ciclo da água são o calor do sol e a gravidade. A energia do sol é o grande impulsionador do ciclo da água. Ao fornecer luz e calor ao planeta Terra, a energia solar aquece a água e evapora parte dela.

Onde a água pode ser encontrada?

A água é encontrada em toda parte: nos mares, nos rios, nos lagos, nas nuvens, nos lençóis subterrâneos, no ar, nos animais, nas plantas, no ser humano.

Onde estão localizadas as maiores reservas de água subterrânea do planeta?

Uma das maiores reservas de águas subterrâneas do mundo é o famoso Aquífero Guarani, que ocupa o subsolo do nordeste da Argentina, centro-sudoeste do Brasil, noroeste do Uruguai e sudeste do Paraguai.

Quais são as duas formas de encontrarmos águas subterrâneas?

As águas subterrâneas são identificadas de duas formas, a primeira chamada de zona não-saturada onde a água se encontra espalhada entre ar, solo e rochas. A segunda é denominada de zona saturada, nesse caso a água se encontra armazenada em grande quantidade, formando uma espécie de rio subterrâneo.

Como as águas do aquífero Guarani são classificadas?

Alguns geógrafos classificam o reservatório como um “Sistema de Aquífero Guarani”. ... Na extensão aflorante, a água é de boa qualidade, mas também existe locais em que o aquífero apresenta uma extensa faixa de águas salgadas, principalmente próximo ao Rio Paraná.

Como é chamado o canal de água que se encontra debaixo da superfície terrestre?

Aquífero significa reserva de água subterrânea. É formado quando a água da chuva se infiltra no solo e percola nos espaços entre as rochas, escorrendo muito devagar em direção ao fundo da Terra.