:

O que é o tensor da correia dentada?

O que é o tensor da correia dentada?

O Tensor de Correia Dentada, também conhecido como tensionador da correia dentada, é uma peça em formato de rolamento com furo excêntrico que possui como principal função manter a tensão da correia dentada no nível correto.

Para que serve o tensor da correia?

O Tensor de Correia Dentada, também conhecido como esticador da correia dentada, é uma peça em formato de rolamento que tem como função manter a tensão da correia dentada de maneira correta. ... Ao realizar a troca da correia dentada, deve-se trocar também o Tensor de Correia Dentada.

Qual é a função do tensor do carro?

De acordo com especialistas do ramo automotivo, o tensor do alternador é a peça responsável por transmitir a força de um componente a outro. ... Então, o tensor (do alternador) passa pela polia do eixo do motor do carro, o qual é também chamado de eixo de virabrequim.

Por que trocar o tensor da correia dentada?

Se a correia parecer gasta ou danificada, ela precisa ser substituída. Ao mesmo tempo, um tensor com danos, desgaste, ou que teve sua vida útil ultrapassada também precisa ser substituído, mas não é necessária a substituição se o componente está ainda em sua vida útil normal.

Como funciona o tensor da correia do alternador?

A sua dinâmica de funcionamento é bem simples e fácil de ser compreendida. Então, o tensor (do alternador) passa pela polia do eixo do motor do carro, o qual é também chamado de eixo de virabrequim. Concomitantemente, transmite a força para a polia do alternador, de modo a fazer com que ele gire e gere energia.

Qual o prazo de validade de uma correia dentada?

3 anos Segundo os manuais e montadoras, a correia dentada possui vida útil de 50 mil km ou 3 anos (em média). Porém, os proprietários não devem considerar esse tempo previsto como certo. Quando o carro está ligado, as peças estão funcionando normalmente mesmo não gerando quilometragem, haverá desgaste.

Qual a função do tensor no motor?

A função do tensor é esticar a correia até o ponto certo. Existem dois tipos de tensor: o automático, que faz essa tensão com a mola, e o manual, em que você coloca a ferramenta para saber qual é a tensão ideal.

Para que serve o tensor da correia do alternador?

O tensor da correia do alternador é um dos diversos componentes responsáveis por transmitir o movimento do eixo de manivela aos acessórios do motor (alternador, ar condicionado, direção hidráulica e bomba de água) e absorver a vibração da correia.

Como funciona o esticador da correia dentada?

“O tensionador é uma polia com furo excêntrico, que tem a função de tensionar a correia. Este tensionamento se dá por meio do deslocamento da polia fixada através deste furo excêntrico aumentando o raio de contato com a correia”, explica Ivan.

O que se troca quando se troca a correia dentada?

As fábricas recomendam a substituição da correia dentada de borracha a uma certa quilometragem ou em um determinado prazo. Mas alguns mecânicos, na ânsia de aumentar seu faturamento, insistem em trocar também o tensor com o seu rolamento.

Como saber se a correia dentada está fora do ponto?

Você pode notar problemas no sincronismo. O ruído do cinto de temporização pode ser uma bandeira vermelha. Um problema de correia dentada nunca deve ser ignorado, então procure sinais de que pode haver algo errado.

Quando a correia do alternador quebra o que acontece?

Normalmente feita de borracha, a correia é uma peça simples. Porém, ela é importantíssima, uma vez que possibilita que o alternador carregue a bateria. Quando a correia do alternador arrebenta, o carregamento da bateria é interrompido. Como resultado, o automóvel deixa de funcionar após algum tempo.

Quando troca a correia dentada tem que trocar a correia do alternador?

Se a correia não for trocada, ela poderá arrebentar ou se soltar. Por isso, é fundamental fazer a manutenção preventiva periódica e trocar a correia do alternador dentro do intervalo de tempo recomendado pelo fabricante do veículo.

Como verificar se os rolamentos da correia precisam ser trocados?

A outra maneira de enfiar a mão no bolso do cliente é: se no momento da troca da correia dentada, a oficina insinuar que é necessário também trocar o rolamento. Não existe isso no manual do fabricante. Peça a oficina para te mostrar onde é que está essa recomendação.

Como saber a data de fabricação de uma correia dentada?

Atenção à etiqueta da embalagem: na etiqueta da embalagem consta a data em que a correia foi embalada. Compare a data da embalagem com a data de fabricação da correia, conforme gravação na parte externa (costas) da correia dentada.