:

Pode tomar antidepressivo a vida inteira?

Pode tomar antidepressivo a vida inteira?

“Na maioria dos casos, o uso dos antidepressivos será necessário durante a vida toda, assim como se dá com o diabetes, a hipertensão ou qualquer outra doença crônica. A diferença é que não existe um estigma associado ao uso contínuo de uma medicação para hipertensão arterial, por exemplo”, esclarece o Dr. Miotto.

O que pode acontecer se tomar um antidepressivo sem precisar?

Antidepressivo não causa depressão em ninguém (somente em raríssimos casos na teoria). Os antidepressivos podem conter substâncias com efeitos ansiolíticos, isto é, que reduzem a ansiedade.

Qual antidepressivo que não causa dependência?

Fluoxetina combate depressão, não causa dependência, mas retirada é gradual.

Qual antidepressivo causa dependência?

Quando há depressão o uso da medicação é indispensável. De qualquer maneira, o uso de antidepressivos não provoca dependência química, embora possa provocar efeitos adversos indesejados quando interrompidos.

Qual remédio para ansiedade que não causa dependência?

Há também ansiolíticos não calmantes, como os derivados da buspirona. Nenhum deles causa dependência. Mesmo os benzodiazepínicos (os tradicionais ansiolíticos) se usados dentro de uma prescrição adequada não causam dependência.

Quanto tempo leva a abstinência de antidepressivos?

A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...