:

Qual a diferença entre estar grávida e estar com mioma?

Qual a diferença entre estar grávida e estar com mioma?

A gravidez e mioma possuem sintomas completamente diferentes, diagnósticos completamente diferentes e tratamentos completamente diferentes. A única semelhança é que os miomas de grandes dimensões podem cursar com aumento do volume da barriga assim como a gravidez.

Quais os sintomas do mioma na barriga?

O mioma, independente da região afetada, pode causar sintomas gerais como:
  • Aumento do fluxo sanguíneo e da duração do período menstrual;
  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Dor abdominal e cólicas na região do útero;
  • Dor lombar;
  • Sensação de pressão na barriga;
  • Aumento da vontade de urinar ou incontinência urinária;

Qual é a chance de uma mulher com mioma engravidar?

Geralmente, a mulher consegue engravidar mesmo tendo um mioma, e este não costuma trazer riscos à mãe ou ao bebê. No entanto, quando a mulher engravida tendo um mioma, este pode causar sangramento, devido a alterações hormonais típicas da gravidez, que podem causar o aumento do mioma.

Dá para sentir o mioma na barriga?

Na maior parte dos casos, a mulher nem sabe que o tem. Mas, dependendo do lugar do útero onde surge, pode fazer a barriga crescer a ponto de aparentar gravidez. “No geral, 30% das mulheres com mioma têm sintomas, como sangramentos e dores abdominais. As outras 70% não sentem nada”, diz o ginecologista Marcos Messina.

Porque mioma atrapalha engravidar?

Os miomas submucosos e intracavitários, que estão projetados para dentro do útero, podem causar alterações na cavidade uterina e no endométrio, sendo assim os tipos que mais comumente levam à infertilidade. Esses tumores podem causar deformações na cavidade uterina, que dificultam o transporte dos espermatozoides.

É possível engravidar com mioma uterino?

Já os miomas que crescem para fora do útero, chamados de subserosos, não costumam atrapalhar a fertilidade, com algumas raras exceções.