:

Como a tecnologia pode ser aliada da saúde?

Como a tecnologia pode ser aliada da saúde?

É por meio da tecnologia que conseguimos trazer diagnósticos mais assertivos e buscar alternativas de tratamento menos invasivas, proporcionando mais qualidade de vida para os pacientes. Além disso, a tecnologia também tem um papel fundamental na desburocratização do sistema.

Quais as tecnologias em saúde?

Quais são os avanços da tecnologia aplicada à saúde?
  • Cirurgia robótica. ...
  • Impressão 3D. ...
  • Medicina de precisão. ...
  • Inteligência artificial. ...
  • Realidade virtual. ...
  • Telemedicina. ...
  • Benefícios proporcionados pelo uso de aplicativos. ...
  • Melhora no diagnóstico de doenças.

Como a tecnologia ajuda na manutenção da saúde?

Melhora do atendimento. A conectividade permite também a melhora do atendimento. O agendamento de consultas e exames online reduz os deslocamentos até clínicas e hospitais, além de diminuir o tempo do paciente ou seu familiar ao telefone — esperando a disponibilidade do atendente para fazer a marcação de horário.

Como são classificadas as tecnologias em saúde de um exemplo para cada uma delas?

Por isso as tecnologias envolvidas no trabalho em saúde, podem ser classificadas como: leves, que são as tecnologias de relações do tipo produção de vínculo, autonomização, acolhimento, gestão como uma forma de governar processos de trabalho; leve-duras, como no caso dos saberes bem estruturados que operam no trabalho ...

Quais são as tecnologias do cuidado?

As tecnologias do cuidado em saúde dizem respeito a tudo o que é utilizado como instrumento para levar cuidado a outras pessoas e, dessa forma, o próprio profissional pode ser considerado tecnologia em suas interações.

Quais os tipos de tecnologia em saúde segundo Merhy?

As tecnologias em saúde segundo Merhy (2007) classificam-se como: tecnologias duras, leve-duras e leves. A tecnologia dura como equipamentos e máquinas, a leve-dura como os saberes tecnológicos clínicos e epidemiológicos e a leve como os modos relacionais de agir na produção dos atos de saúde.

O que são e quais são as tecnologias leves do cuidado?

As tecnologias leves são tecnologias de relações, como acolhimento, vínculo, autonomização, responsabilização e gestão como forma de governar processos de trabalho(1). A utilização destas tecnologias nos processos gerenciais do enfermeiro pode interferir na produção do cuidado.

São exemplos de tecnologia dura?

A tecnologia dura é exemplificada pelo uso de alta tecnologia, como bombas de infusão, ventiladores mecânicos e demais maqui- nários que demandam grande tecnologia (6). Além disso, também se classificam como tecnologia dura os softwares e vídeos (7).

O que são tecnologias leves e duras em saúde?

As tecnologias leves são as das relações; as leve-duras são as dos saberes estruturados, tais como as teorias, e as duras são as dos recursos materiais. A adoção das tecnologias leves no trabalho em saúde perpassa os processos de acolhimento, vínculo e atenção integral como gerenciadores das ações de saúde.