:

O que fazer se fura o dedo com agulha contaminada?

O que fazer se fura o dedo com agulha contaminada?

Nesses casos, o que se deve fazer é:
  1. Lavar o local com água e sabão. ...
  2. Identificar se a agulha foi utilizada anteriormente por alguém que possa ter uma doença transmissível. ...
  3. Ir ao hospital caso a agulha tenha sido usada antes, para fazer exames de sangue e diagnosticar alguma doença que precise ser tratada.

Quais as chances de se contaminar com agulha?

As chances de contágio são baixas, mas existem”, afirma. Os índices de transmissão por meio de picadas com agulhas infectadas são de apenas 0,3%, segundo dados da SES. Ainda de acordo com o médico, as vítimas dos ataques que procuraram ajuda podem ficar tranquilas.

Quando uma pessoa se furar com agulha contaminada?

Os acidentes ocasionados por picada de agulhas são responsáveis por 80 a 90% das transmissões de doenças infecciosas entre trabalhadores de saúde. O risco de transmissão de infecção, através de uma agulha contaminada, é de um em três para Hepatite B, um em trinta para Hepatite C e um em trezentos para HIV(3).

O que fazer em caso de acidente com Perfuro-cortante?

O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.

Qual o perigo de Reencapar uma agulha usada?

Nunca reencapar agulhas após o uso O reencape aumenta o risco de acidentes com perfurocortantes. Essa recomendação existe desde a década de 1980, mas, até hoje, acontecem acidentes com perfurocortantes em profissionais que mantém o hábito de reencapar agulhas.

Quais os procedimentos e medidas que devem ser tomadas pelo profissional em caso de acidente com Perfuro-cortante durante o atendimento?

Medidas de Prevenção Pós Exposição a Material Biológico
  • Lavar a área contaminada com água e sabão.
  • Não espremer a área atingida.
  • Não esfregar.
  • Procurar atendimento médico com Urgência (nas primeiras duas horas após o acidente, até 72horas)
  • Realizar teste para HIV Hepatite B e C (teste rápido)

Como evitar acidentes de trabalho com Perfuro-cortantes?

Acidentes com perfurocortantes: como prevenir?
  1. Faça o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) de maneira correta de acordo com a recomendação para cada procedimento.
  2. Não utilize os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam materiais perfurocortantes.

É correto Reencapar agulhas?

1. Nunca reencapar agulhas após o uso. O reencape aumenta o risco de acidentes com perfurocortantes. Essa recomendação existe desde a década de 1980, mas, até hoje, acontecem acidentes com perfurocortantes em profissionais que mantém o hábito de reencapar agulhas.

Por que não se recomenda Reencapar a agulha após a administração de medicamentos?

Muitos profissionais ainda têm o costumede tentar recolocar a capa protetora na agulha após o uso do perfurocortantes. Fazendo isso, o profissional pode se espetar e, se o material biológico estiver contaminado, ele será infectado. Essa é outra atitude muito comum e que também oferece perigo de lesão e contaminação.

Qual a conduta adequada frente a um acidente ocupacional com material visivelmente sujo de sangue porém sem conhecimento sobre a sua procedência?

»Utilizar avental limpo, não-estéril; »Proteção da roupa; »Proteção contra respingos de sangue e fluidos; »Retirar o mais rápido possível.

Quais os procedimentos adequados que um profissional de saúde deve fazer em caso de acidente com exposição a material potencialmente contaminado?

Recomenda-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas.

O que fazer em casos de acidente com Perfuro-cortante?

O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.

Como deve ser feito o descarte de materiais perfurocortantes?

Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...

Qual NR fala sobre materiais cortantes?

Normativa cria plano de prevenção de riscos e acidentes com materiais perfurocortantesSão Paulo, 2 de março de 2012. Está em vigor desde 1º de janeiro de 2012 a Portaria nº 1.748 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), publicada em 30 de agosto de 2011.

Porque não devemos Reencapar agulhas?

Nunca reencapar agulhas após o uso O reencape aumenta o risco de acidentes com perfurocortantes.