:

Quando usar palavra entre vírgulas?

Quando usar palavra entre vírgulas?

Palavras e expressões entre vírgulas
  1. explicativas: quando retomam o que foi dito anteriormente, apresentando-o de outra maneira. ...
  2. continuativas: quando provocam a continuação do enunciado, acrescentando-lhe nova informação. ...
  3. corretivas: quando se prestam a alterar o que havia sido dito anteriormente.

Tem vírgula antes de Ou seja?

As expressões «isto é», «ou seja», e também «a saber», empregam-se entre vírgulas, porque, nas condições em que a prezada consulente as apresenta, estão intercaladas: «Fulano de tal, isto é, o Presidente da República, disse que...»

Como utilizar a expressão ou seja?

Significado de Ou seja expressão Isto é; quer dizer que; expressão utilizada para explicar algo que já foi dito anteriormente ou para dar uma explicação adicional em relação ao assunto em questão: ela não sabia a matéria, ou seja, não estudou.

Quando usar 2 vírgulas?

  1. Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar.
  2. Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase.
  3. Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase.
  4. Use a vírgula para separar orações independentes.

Como usar o MAS também?

Quando tivermos não apenas a locução "mas" mas também uma construção que some ideias, como o "mas também", a vírgula é facultativa. Exemplos: Naquele ano, não só o Palmeiras mas também o Corinthians foram desclassificados.

Tem vírgula depois de ou melhor?

É, porém, de assinalar mais uma vez que locuções como «ou seja» e «ou melhor» não têm vírgula depois de "ou", pelo que, embora «ou, por outra» não configure uma incorreção, se recomenda aqui «ou por outra», sem vírgula interna.

Qual a conjunção de Ou seja?

Obrigada. A locução ou seja liga duas palavras ou duas frases, a segunda das quais explica ou, de certo modo, rectifica a anterior (= isto é; ou melhor; quer dizer – cf.

Como pontuar ou seja?

Isto é, ou seja, ou melhor… isso vem entre vírgulas? Quando essas expressões introduzem uma explicação, costuma-se isolá-las por vírgulas.

Pode começar a frase com Ou seja?

Respondida por Carlos Rocha 26 de abril de 2011: É possível, mas não se recomenda como prática sistemática, porque a locução «ou seja» tem por função esclarecer o sentido de um constituinte que, normalmente, já ocorreu antes na mesma frase.

Como saber onde colocar vírgula?

Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
  1. Use vírgula nas enumerações. ...
  2. Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ...
  3. Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
  4. Use vírgula para separar o aposto. ...
  5. Para separar o vocativo.

Tem vírgula após o MAS?

A vírgula é obrigatória quando a conjunção "mas" marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. A regra também vale para outras conjunções, como "porém" , "todavia" e "entretanto". Exemplos: Faz frio, mas não nevou.

É certo usar Mas também?

Vírgula facultativa A vírgula antes da conjunção mas é facultativa quando esta integra expressões correlativas de adição como: não só… mas também, não apenas… mas também e não somente… mas também.

O que vem depois de Ou seja?

Obrigada. A locução ou seja liga duas palavras ou duas frases, a segunda das quais explica ou, de certo modo, rectifica a anterior (= isto é; ou melhor; quer dizer – cf. ... Tais locuções devem pôr-se entre vírgulas, segundo Mendes de Almeida e o estudioso português e consultor do Ciberdúvidas José Neves Henriques.

Quais são as principais conjunções explicativas?

5. Conjunções Explicativas. Exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte.

Quais as principais conjunções explicativas?

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que.

Onde não colocar a vírgula?

Quando NÃO usar a vírgula: 1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

Quando se usa seja?

seja pode sim funcionar como conjunção alternativa: "Buscamos bons atendentes, seja jovens, seja idosos." Lembremo-nos ainda de que conjunção é classe gramatical invariável.

Como escrever ou seja na frase?

O correto uso do “ou seja
  1. Quando quiser explicar um termo ou uma oração de outra forma, de um jeito mais claro.
  2. Ele estará SEMPRE entre vírgulas.

Quando não se pode usar a vírgula?

Quando NÃO usar a vírgula: 1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

Como se usa a vírgula?

A vírgula é utilizada para inserir expressões intercaladas dentro de uma oração, bem como orações intercaladas dentro de outras orações. Exemplos: Vi, porém, as opções que eu tinha. Ele não vai, de forma alguma, obedecer.