:

Como usar a palavra sermos?

Como usar a palavra sermos?

A forma correta de escrita é sermos de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito sem hífen. Sermos é uma forma verbal do verbo ser, nomeadamente a primeira pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo. Não há razões para sermos complacentes, a tarefa está longe de estar acabada.

O que significa a palavra sermos?

Significado de Sermos substantivo deverbal Ação de ser; ato de existir, de possuir determinada característica particular, de se apresentar em determinada situação.

Como se escreve sermos ou ser-mos?

Sermos corresponde ao verbo ser conjugado na 1. ª pessoa do plural do infinitivo pessoal. A forma correta de escrever é sermos. A forma ser-mos não existe e não deve ser usada.

Qual é o plural de ser?

Serem é a 3. ª pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo ser.

Como usar o de ou do?

Havendo uma construção frásica com a presença do artigo definido o, deverá ser usada a forma contraída do. Havendo uma construção frásica com a presença do artigo definido a, deverá ser usada a forma contraída da. Não havendo a presença de um artigo definido, deverá ser usada a preposição de.

Quando o verbo ser vai para o plural?

Concordância do verbo ser. O verbo ser pode concordar ora com o sujeito e ora com o predicativo: a) quando o sujeito e o predicativo apresentarem flexões diferentes, o verbo ser concorda com o elemento que estiver no plural. Ex.: Muitos carros importados eram o seu desejo secreto.

Quando usar o pronome nós?

Caso o verbo termine em -m, -ão, -õe ou com outro som anasalado, o pronome passa a ser “no”, “na”, “nos” ou “nas”: Sabiam-no bem. Caso o verbo termine em -r, -s ou -z, essas consoantes são suprimidas e o pronome assume a forma “lo”, “la”, “los” ou “las”: Deve comprá-lo amanhã.

Qual é o correto nós ou nos?

Nos e nós são pronomes pessoais, ambos indicativos da 1. ª pessoa do plural. Nós é um pronome pessoal do caso reto, assumindo a função de sujeito da oração. Nós pode ser ainda um pronome pessoal oblíquo tônico, assumindo a função de objeto indireto da oração.

Esteve ao meu lado ou do meu lado?

(d) Naquele debate, entre os membros directivos, a Joana esteve sempre do meu lado. Em conclusão: na frase (a), empregamos a preposição a: «ao meu lado». Na frase (b), empregamos a preposição de: «do meu lado».