:

Como funciona o RNA de interferência?

Como funciona o RNA de interferência?

O RNA de interferência, também conhecido por RNAi, é um mecanismo conservado por meio da evolução. É desencadeado pela presença de RNA fita-dupla (dsRNA, double-stranded RNA) que resulta na redução de expressão e silenciamento de genes.

Qual a função do RNAi?

RNA interferente ou interferência mediada por RNA (RNAi) é um mecanismo que ocorre naturalmente em plantas, animais e fungos, podendo atuar na resposta de defesa desses organismos contra a invasão de patógenos, tais como os vírus.

O que significa dsRNA?

Vírus dsRNA (do inglês, double - stranded RNA viruses) são vírus que possuem material genético constituído por RNA fita dupla.

O que significa RNAi?

A interferência por RNA (RNAi) é um mecanismo de silenciamento gênico pós-transcricional conservado durante a evolução.

Qual é a diferença da siRNA e piRNA no processo de interferência do RNA?

piRNA: Interfere com a cromatina nuclear de forma a reprimir a expressão de determinados genes. Posteriormente são fraccionadas pela enzima DICER em pequenos fragmentos de RNA (siRNA), de cadeia dupla, com cerca de 20 a 21 nucleótidos. Está bastante conservada entre as espécies, estrutural e funcionalmente.

Qual o principal papel do RNAi RNA de interferência?

RNAi (RNA interferente, ou RNA de interferência) é um mecanismo exercido por pequenas moléculas de RNA complementares a RNAs mensageiros, o qual inibe a expressão gênica na fase de tradução ou dificulta a transcrição de genes específicos.

Qual a diferença entre miRNA e siRNA?

Apesar de miRNA e siRNA constituírem um único grupo de ncRNA em função de seu tamanho, estrutura, biogênese e mecanismo de ação semelhantes e ampla distribuição filogenética e fisiológica, eles podem ser diferenciados principalmente em função e por sua origem: enquanto os miRNA são tidos como endógenos, ou seja, como ...

Para que serve o processo de splicing?

O processo de splicing alternativo consiste na retirada de seletiva de íntrons de um pré-mRNA. É um processo importante para regulação da expressão gênica, já que um mesmo pré-mRNA pode ser processado em diferentes proteínas, de acordo com as regiões mantidas no mRNA.

O que é miRNA e siRNA?

Função pós-transcricional Dois tipos de pequenas moléculas de RNA podem estar envolvidas em mecanismos de RNA interferente, são elas: miRNA (microRNA) e siRNA (do inglês, small interfering RNA). Esse processo de regulação é encontrado em grande parte dos organismos eucarióticos.

Como age o RNA?

Quando o RNAm é inserido no organismo, as células usam a informação genética para produzir esse antígeno; O antígeno se espalha pela superfície das células e é reconhecido pelo sistema imunológico, que entende que aquela proteína não faz parte do organismo e passa a produzir anticorpos para combater aquela doença.

Como funciona a terapia génica utilizando siRNA?

➢ O siRNA é uma nova abordagem para o tratamento de doenças graves e crônicas. ➢ O RNAi pode ser alcançado através da entrega de siRNAs sintetizados quimicamente ou da expressão endógena de small hairpin RNA, siRNA e microRNA (miRNA). ➢ O efeito está no citoplasma. Não precisa entrar no núcleo.

O que são RNA reguladores?

Uma classe de RNAs reguladores bacterianos (chamados de sRNAs) atua em trans para controlar a tradução de genes-alvo, parecido com o que microRNAs fazem em eucariotos.

O que é RNA antissenso como ele controla a expressão gênica?

O silenciamento gênico induzido por RNA é um mecanismo pós-transcricional de regulação gênica, que afeta a tradução ou a estabilidade do RNAm. Ele atua através da hibridação de pequenos RNAs antissenso com regiões específicas do RNAm e também pode reprimir a transcrição através da alteração da cromatina.

Como a interferência por RNA RNAi é usada na análise da função dos genes?

A interferência de RNA (RNAi), mecanismo que permite silenciar a atividade de genes específicos em plantas e animais, foi descrito pela primeira vez em petúnias, no início da década de 1990.

Qual a relação Micrornas e câncer?

A desregulação de sua expressão pode ativar oncogenes e inativar genes supressores de tumor, contribuindo assim para o desenvolvimento do câncer. Desta forma, pode-se afirmar que os micro-RNAs atuam na gênese do câncer.

O que é metilação e acetilação?

A acetilação das histonas resulta na descompactação da cromatina, o que permite a expressão gênica. As enzimas Histonas Desacetilases (HDACs) retiram o radical acetil, promovendo a compactação da cromatina e inibindo a transcrição. A metilação das histonas também é possível.

Quando ocorre o splicing alternativo?

Após a transcrição, o mRNA passa pelo processo de remoção dos íntrons, originando o mRNA maduro, que será traduzido em proteína. Chamamos de splicing alternativo, pois nesse processo, podem ser feitas combinações, embaralhamento dos éxons, para a formação de diferentes proteínas a partir de um único gene.

Qual é a importância da recomposição splicing?

O splicing alternativo permite que uma única fita de RNA mensageiro recém-sintetizada sofra diversas possibilidades de processamento, aumentando consideravelmente o número total possível de proteínas.

Como os Micrornas atuam?

Os miRNAs são pequenas moléculas endógenas de ácido ribonucleico (RNA), não codificantes, com cerca de 22 nucleotídeos (nt), que atuam como reguladores da expressão gênica em plantas e animais, ao nível pós-transcricional através da clivagem de um RNA mensageiro (mRNA) alvo ou da repressão da tradução.

Como funciona a terapia gênica utilizando siRNA?

➢ O siRNA é uma nova abordagem para o tratamento de doenças graves e crônicas. ➢ O RNAi pode ser alcançado através da entrega de siRNAs sintetizados quimicamente ou da expressão endógena de small hairpin RNA, siRNA e microRNA (miRNA). ➢ O efeito está no citoplasma. Não precisa entrar no núcleo.