:

Qual era a abordagem de Hegel sobre estética?

Qual era a abordagem de Hegel sobre estética?

Hegel exibe em sua Estética a relação existente entre a ideia geral e o ideal do belo, para, em seguida, apresentar sua diferenciação na sucessão de formas artísticas particulares, concretizadas em determinadas fases históricas. A ideia do belo artístico não se confunde com a ideia como tal, absoluta.

Como Hegel define as categorias estéticas?

Na concepção de Hegel o Belo artistico é sempre superior ao belo natural, sendo ele uma produção do espírito, e o espírito “sendo superior à natureza, sua superioridade se comunica igualmente aos seus produtos, e por conseqüência, à arte” (HEGEL, p. 2).

Qual é o papel da arte em Hegel e em Heidegger?

A arte é para Hegel não apenas um mero jogo da imaginação com o entendimento nem o campo do que é somente ilusório, mas a expressão sensível da ideia (tomada como ideal), e implica um momento fundamental de reconciliação do espírito com a sua efetividade e história.

Qual a importância das obras de Hegel para a filosofia?

A filosofia de Hegel sempre foi alvo de inúmeros estudos que vieram por consolidar a interpretação de seu pensamento não apenas na época de sua existência, mas principalmente depois de sua morte. Suas obras serviram como um legado, e seu sistema tornou-se uma rica fonte para a compreensão do mundo e do homem.

Qual a nova relação da arte com a natureza para Hegel?

Em linhas gerais, pode-se então dizer que o limite da arte se afina com os limites da natureza. No fundo, a conclusão geral a que Hegel quer nos conduzir é a de que a obra de arte não é, por função e destinação, algo unicamente sensível, senão que o espírito tal como este aparece no sensível.

Qual a relação entre o espírito e a arte em Hegel?

Essa concepção hegeliana do homem desenvolve-se no conceito do espírito que é o verdadeiro ápice de sua filosofia. “O espírito absoluto opõe-se a si mesmo, como espírito finito. ... De acordo com a doutrina Hegeliana a arte representa a ideia, na qual o homem em sua intuição acredita, que o espírito absoluto se manifesta.

Qual a visão de Kant sobre a arte?

Segundo Kant, para nós apreciarmos uma obra de arte precisamos primeiro usar nossa intuição, e quando conceituamos essa intuição ela vira significativa, pois criamos “juízos” dessa obra, e assim podemos dizer que “Isto é belo!”, pois nós temos a capacidade de distinguir, refletir e emitir uma opinião ou juízo estético, ...

Por que a estética tem relação com a arte?

Voltada principalmente para a beleza e à arte, a Estética está intimamente ligada à realidade e às pretensões humanas de dominar, moldar, representar, reproduzir, completar, alterar, apropriar-se do mundo como realidade humanizada.

O que é belo depende do momento histórico?

INTERPRETAÇÃO DE KANT Quando dizemos que algo é belo, pretendemos que esse juízo esteja afirmando algo que pertence ao objeto realmente. ...  Para ele, o relativo consenso acerca de quais são as coisas belas mostra apenas que o entendimento do que é belo depende do momento histórico e do desenvolvimento cultural.

Como Heidegger compreende a noção de arte?

B Heidegger compreende a arte como algo inacessível, uma vez que não podemos ter contato com ela de forma real. ... D A obra de arte para Heidegger é resultado de uma separação entre matéria e forma. E A obra de arte em Heidegger foi pensada de forma a ser uma dualidade entre matéria e espírito.

O que Heidegger fala sobre a arte?

A arte é o pôr-se-em-obra da verdade (HEIDEGGER, 2010, p. 95-97). camponesa e o utensílio em sua confiabilidade, e somente ela faz isso, diz respeito à essência da obra de arte num sentido que escapa ao sentido do quadro de Van Gogh.

Quem foi Hegel e qual a sua contribuição para a filosofia?

Georg Wilhelm Friedrich Hegel () foi um filósofo alemão idealista que abriu novos campos de estudo na História, Direito, Arte, entre outros, através dos seus postulamentos e da lógica dialética. O pensamento de Hegel influenciou pensadores como Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer, Friedrich Engels e Karl Marx.

Qual é a forma Segundo Hegel da filosofia se expressar?

Para Hegel, não existe algo que seja impossível de ser pensado. ... O real efetivo, para Hegel, está na unidade entre a essência e a existência, entre o interior e exterior, em uma relação dialética. Essa dialética é a própria forma como as ideias se desenvolvem, e é central na filosofia do autor.

Qual é o prognóstico que Hegel faz das artes modernas?

Hegel, ao tratar da arte na época moderna e de sua conseqüente crise, pensa a arte menos a partir de um referencial por assim dizer "materialista" e atual do que "idealista" e histórico em sentido amplo, ou seja, levando em conta o desenvolvimento e a gênese da Idéia da arte desde o mundo antigo oriental, passando ...

Como Hegel define o termo espírito?

O espírito, segundo Hegel, é a ideia em si e por si, e se manifesta de três formas: espírito subjetivo, espírito objetivo e espírito absoluto. O espírito subjetivo refere-se à alma, à consciência e à razão. O espírito objetivo envolve o Direito, a Moralidade e o Costume.

Qual a visão de Aristóteles sobre a arte?

Aristóteles tem um pensamento diferente sobre a arte, que, para ele, é uma criação humana. O filósofo entende que o Belo não pode ser desligado do homem, já que ele está em nós, é uma fabricação humana. As artes podem imitar a natureza, mas também podem abordar o impossível, o irracional e o inverossímil.

O que é belo na visão de Kant?

Segundo Kant, o belo resulta da concordância harmoniosa entre uma forma sensível imaginada para exprimir uma ideia, e um ideia concebida para ser expressa por uma forma. ... O objecto belo não é um sistema artificial de meios, mas antes uma disposição de partes habilmente calculada com a mira num fim distinto de si mesmo.