:

O que é a filosofia segundo Jasper?

O que é a filosofia segundo Jasper?

O existencialismo (ou filosofia da existência) constitui, segundo Jaspers, o âmbito no qual se dá todo o saber e todo o descobrimento possível. ... Por isso a filosofia da existência vem a constituir-se numa metafísica.

Como Jaspers definiu sua fenomenologia?

A fenomenologia jasperiana é, de fato, inclusive segundo palavras do próprio Jaspers, uma “psicologia descritiva”. Mas não o é no sentido pejorativo em que a expressão é habitualmente utilizada pelos críticos. A etapa descritiva seria apenas a inicial e para ancoragem, para o atingimento do fenômeno subjetivo.

Quais são as principais idéias de Karl Jaspers?

Principais pensamentos O transcender a situação é a verdadeira existência, e não é conceituável por meio de idéias, é aquilo que eu me sinto radicado (a). A existência ainda não é, mas pode ser. O ser-em situação é o ponto de apoio da existência, o problema do ser está indissoluvelmente ligado ao da verdade.

Qual a principal característica da proposta psicopatológica de Jaspers?

A proposta de Jaspers era integrar o modelo causalista-explicativo empregado pelas ciências naturais, ao modelo histórico-compreensivo, próprio das ciências humanas, para a descrição e compreensão do fenômeno psíquico.

O que significa a dúvida para a Filosofia?

A dúvida é uma condição psicológica ou sentimento caracterizado pela ausência de certeza, convicção quanto a uma ideia, fato, ação, asserção ou decisão.

Porque precisamos de uma Filosofia de vida?

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

Quem criou a Daseinsanalyse?

A Daseinsanalyse enquanto prática psicoterapêutica tem suas origens na apropriação pioneira realizada por Ludwig Binswanger do pensamento de Martin Heidegger, especialmente as noções expressas na obra "Ser e Tempo" ().

Quando surgiu a psicopatologia?

A psicopatologia nasce no início do século XX em França, no momento em que a psicologia, como disciplina científica, se começa a separar da filosofia. Na medicina, Claude Bernard vai salientar o interesse do estudo fisiopatológico, que será tomado como modelo pela psicopatologia.

Quais são as principais características do existencialismo?

Em outras palavras, a corrente existencialista prega que o ser humano é um ser que possui toda a responsabilidade por meio de suas ações. ... Para os existencialistas, a vida humana é baseada na angústia, no absurdo e na náusea causada pela vida não possuir um sentido para além da própria existência.

O que é psicopatologia para Jaspers?

A psicopatologia de Jaspers pretende ser uma “psicologia compreensiva”, e não meramente explicativa, pois pretende ir além da descrição dos fenômenos psíquicos, abrangendo as “conexões do psiquismo”. ... No que tange ao ser humano, algo o impele a dar um salto, ir além do Dasein.

O que é ser sadio para Boss?

De acordo com Boss, 1976, p 14. “A essência fundamental do homem sadio caracteriza-se, precisamente, pelo seu poder dispor, livremente, do conjunto de possibilidades de relação que lhe foi dado manter com o que se lhe apresenta na abertura livre do seu mundo” (Boss, 1976, p14.).

Quais são as principais correntes teóricas que buscaram explicar as psicopatologias?

Psicanálise. A psicanálise foi uma das primeiras teorias com aspecto científico que objetivou compreender o fenômeno da psicopatologia. Fundada por Sigmund Freud, postulava que o comportamento era em grande medida determinado pelos aspectos inconscientes da personalidade.

Qual é o papel da dúvida para a filosofia?

Desse modo, o papel da dúvida é abrir caminho para que o pensamento possa partir livremente de si mesmo e é isso mesmo que o faz absoluto, independente, na medida que se coloca como polo de verdade do saber a partir do critério de clareza e distinção, ou seja, a evidência interior na consciência.

O que é necessário para resolver uma dúvida filosófica?

É preciso que o filósofo duvide de todos os conceitos, todas as verdades e todas as imposições sociais. O filósofo não deve naturalizar os conhecimentos, deve problematizar tudo que é posto e apresentado. Se não houver dúvida, não será possível repensar e discordar do que já está estabelecido.

Como surgiu a Daseinsanalyse?

Histórico. O têrmo “Dasein Analyses” surge pela primeira vez na obra de Heidegger no livro "Ser e Tempo", de 1927. Seu propósito é denominar a explicitação filosófica das características ontológicas constituintes do existir humano, os "existenciais" do homem: sua abertura original ao mundo.

Quando surgiu a Daseinsanalyse?

O termo “Daseinsanalyse” apareceu pela primeira vez em 1927 na obra-mestra de Martin Heidegger, Ser e Tempo. ... Mas esta denominação está na origem de um contra-senso sobre o sentido original que Heidegger deu ao termo Dasein: é essa a razão pela qual tomamos o hábito de conservar o termo alemão Dasein, mesmo em francês.

Quem é o predecessor da psicopatologia?

471-477.), o aparecimento da psicopatologia como disciplina organizada se deu a partir da publicação do livro Psicopatologia geral, de Karl Jaspers, em 1913. Conforme Rodrigues (2005. Karl Jaspers e a abordagem fenomenológica em psicopatologia. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, n.

Como identificar psicopatologia?

São vários os fatores que podem caracterizar um transtorno. De forma geral, considera-se que a presença de uma psicopatologia ocorra quando houver uma variação quantitativa em determinados tipos específicos de afetos, comportamentos e pensamentos, afetando um ou mais aspectos do estado mental da pessoa.