:

Quais são as causas da proliferação do mosquito da dengue?

Quais são as causas da proliferação do mosquito da dengue?

Garrafas, sacolas plásticas e pneus velhos, entre outros, são ótimos locais para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Esses recipientes podem acumular água, principalmente quando deixados em ambientes externos, criando as condições ideais para que a fêmea do Aedes aegypti coloque seus ovos.

O que causa a dengue?

Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos.

Quais os sintomas apresentados por uma pessoa com dengue?

Os sintomas iniciais da dengue são variáveis, mas é comum que o paciente apresente febre, em um período de dois a sete dias, comumente associada à dor de cabeça, adinamia (fraqueza muscular), dores nas articulações e dor nos olhos. Manchas na pele também são indícios da contaminação.

Qual o estágio final da dengue?

A infecção pelo vírus da dengue é constituída de três fases: (1) a fase febril, (2) a fase crítica, e (3) a fase de recuperação. Todo o curso da doença tem duração de 7 a 10 dias, com cada fase durando cerca de 2 a 3 dias.

Quais fatores ajudam na proliferação do mosquito da dengue em nossa cidade?

Altas temperaturas e chuvas frequentes favorecem o aumento de locais propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Como a pessoa reconhece o mosquito Aedes aegypti?

Como a pessoa reconhece o mosquito Aedes aegypti? O Aedes é parecido com o pernilongo comum, e pode ser identificado por algumas características que o diferencia como: corpo escuro e rajado de branco e possui hábito de picar durante o dia.